A história dos bairros que compõem a região sul de Palmas será contada no documentário ‘Cantão – Mobilização e Luta’, que será lançado nesta quarta-feira, 18, às 19h no Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar. O documentário é uma produção do setor de patrimônio histórico da Fundação Cultural de Palmas. A área conhecida como Cantão reúne os bairros Morada do Sol, Morada do Sol I, II e III, Vale do Sol, Maria Rosa, Santa Fé, Belo Vale, Belo Horizonte e Vista Alegre, criados no início da década de 1990.
O documentário registra a transformação da região, que enfrentou dificuldades com o acesso aos serviços públicos e que, por meio da mobilização comunitária, conquistou avanços significativos. A organização de moradores, por meio de associações de bairro, foi fundamental para trazer melhorias como unidades de saúde, escolas, equipamentos esportivos, culturais e de lazer. “A mobilização dos moradores foi essencial para o desenvolvimento da região, permitindo a chegada de serviços e equipamentos públicos que antes eram inexistentes”, destaca Chirley Paz, idealizadora do documentário.
Em ‘Cantão – Mobilização e Luta’ , o resgate histórico é narrado pelos próprios pioneiros, que relembram sua atuação social na construção da comunidade. Entre os participantes do documentário estão líderes locais como Adão Publicidade, Adriano da Saúde, Charles Noleto, Chirley Paz, João Neres e Joelson da Nitrox.
O evento de lançamento é aberto ao público.
Texto: Samara Martins