Os limites da sala de aula do curso de Contação de Histórias, promovido pelo Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP), foram rompidos e ganharam as páginas de um livro.
‘Histórias para Enganar o Tempo’, reunião de contos escritos por alunos de Contação de Histórias, sob orientação da professora Arabelle Hadife, será lançado nesta quinta-feira, 31, às 19 horas, no Núcleo de Leitura e Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
A organizadora do livro, Arabelle Hadife, conta que ‘Histórias para Enganar o Tempo’, é o segundo livro do projeto ‘Cada Conto um Ponto’, que nasceu nas aulas de contação de histórias promovidas pela Fundação Cultural de Palmas, em colaboração com o curso de pintura.
“O processo de criação nasceu a partir de histórias particulares, individuais das contadoras, porque a gente entende que aquelas histórias que são contadas a partir das vivências, trazem elementos mais orgânicos. Tem expressão, memória. Neste grupo, as histórias estavam muito prontas, porque eram as histórias que precisavam ser contadas. No lançamento, cada um vai falar do seu processo individual, mas cada um seguiu a partir daquela história que precisava e queria ser contada”, afirma Arabelle.
A obra reúne contos e ilustrações que exploram temas universais, como o amor, a saudade e a passagem do tempo, trazendo ao leitor uma experiência imersiva e reflexiva, celebrando o poder da literatura e das artes visuais como expressões do imaginário e da criatividade.
Autores e contos
‘Histórias para Enganar o Tempo’ reúne contos de Arabelle Hadife – Mareia; Joelma Lima – A Mulher dos Pés Cansados e O Homem de Coração Ferido; Whisllay Jr. – Burburinho; Gabriela Carvalho – Uma História sobre biscoitos; Milena Vasconcelos – Vera; Eça Pereira – Caminhante, cujas histórias trazem personagens marcantes, que convidam o leitor a questionar o tempo e o destino.
Ilustradores e arte visual
O livro também conta com ilustrações feitas por alunos de artes visuas da FCP, sob orientação do professor Claúdio Montanari, que complementam cada conto com imagens que capturam a essência das narrativas.
As ilustrações são assinadas por Sofia Soares Coelho Gomes, Helena Caponi de Camargos, Sophia Dádiva Fernandes Barbosa, Solange Cristina Carreiro e Camila Caponi de Camargos. O projeto gráfico e a diagramação é da designer, Ana Bernhard.