Nesta quinta-feira (10), o Conselho de Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram o curso de sutura simples e aplicação de anestésico local injetável. A capacitação abrangeu teoria e prática, com a participação de enfermeiras e enfermeiros que atuam em unidades de saúde pública de Palmas.
O objetivo do curso foi treinar os profissionais para realizarem procedimentos de sutura e aplicação de anestésico, habilidades essenciais no atendimento de primeiros socorros e pequenas intervenções.
A capacitação foi baseada na Resolução n° 731/2023 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). De acordo com a normativa, profissionais de Enfermagem que recebem treinamento adequado podem realizar esses procedimentos. A resolução visa ampliar a atuação dos enfermeiros em ambientes de atenção primária e emergências, onde esses profissionais frequentemente são os primeiros a lidar com traumas leves.
O presidente do Coren-TO, Adeilson Reis, avaliou positivamente a realização conjunta da capacitação com a UFT. “Parcerias como esta são fundamentais para melhorarmos ainda mais a qualidade da assistência que os nossos profissionais oferecem à sociedade”.
O professor de Enfermagem da UFT e responsável pela ministração do curso, Rafael Cleison Silva Santos, disse que o conhecimento adquirido pelos participantes precisa ser multiplicado. “A partir de agora cada um vai compartilhando o que aprendeu. Vamos esperar as redes de saúde organizarem os seus protocolos para que possamos melhorar os serviços de emergência”.
A enfermeira da UPA Norte de Palmas, Saiara Leite, destacou a importância do curso para sua formação. “O curso foi excelente, reforçando os laços entre a universidade e o Coren-TO, fortalecendo a Resolução 731 e melhorando a assistência que é prestada dentro dos nossos serviços de saúde”.