No próximo domingo, dia 6, acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. No Tocantins, a Energisa já colocou em execução um planejamento especial para mitigar qualquer risco de interrupção de energia durante o processo eleitoral, com foco nos colégios eleitorais e nos locais de apuração. Além inspeção na rede elétrica, os locais de votação vão contar com tecnologia de ponta, garantindo que caso haja necessidade, a carga será transferida de forma remota em menos de 3min, antes mesmo de reparos presenciais.
“Estamos preparados para atuar imediatamente, caso aconteça qualquer eventualidade. Além de todas as ações executadas, teremos um representante no TRE para agilizar a comunicação e garantir a priorização dos atendimentos emergenciais que possam surgir”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.
Entre as ações realizadas e apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), estão a inspeção nas redes de distribuição de média e baixa tensão e análise dos equipamentos de comando remoto – caso haja necessidade de remanejamento de carga – dos pontos de votação e apuração. Além disso, todos os locais de votação e demais espaços envolvidos no processo eleitoral 2024 foram mapeadas e serão priorizadas em caso de situações emergenciais.
Canais de atendimento
Em casos de falta de energia ou situações mais graves, como colisões em postes, rompimento de cabos e quedas de árvores na rede, é importante nunca se aproximar dos fios e avisar a Energisa imediatamente. O contato pode ser pelo aplicativo Energisa On, www.gisa.energisa.com.br, redes sociais, site www.energisa.com.br ou 0800 721 3330.