Com o intuito de aprimorar o conhecimento de profissionais e acadêmicos de medicina-veterinária, o Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/TO), realiza nos dias 16 e 17 de setembro, o curso sobre resenha, legislação e coleta de material para exame, em Araguaína.
De forma presencial e gratuita, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais para atuarem na coleta de amostras para exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo.
A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec (PESE) e palestrante do curso, Isadora Mello Cardoso, explica que a capacitação é uma exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a habilitação junto à Adapec.
“O curso abordará temas como, a legislação vigente e competências em campo durante a colheita de material. A nossa expectativa é de capacitar novos profissionais, principalmente na região norte do estado, aumentando o número de profissionais habilitados, e dessa forma, trazer maior qualidade para o serviço prestado”, explica Isadora Mello.
Programação
O conteúdo do curso foi distribuído em dois dias, com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas acontecem no dia 16, no auditório do Corpo de Bombeiros, e abordarão os seguintes temas: atuação profissional, legislação, notificações de doenças, resenha em equídeos, entre outros. Já as aulas práticas, acontecem no dia 17, no Sindicato Rural de Araguaína, onde serão feitas as coletas de amostras e resenhas.