Na última sexta-feira, dia 09 de fevereiro, a Prefeitura de Lajeado, em parceria com SENAR-TO, AMAE e Secretaria de Assistência Social, finalizaram o primeiro curso de aperfeiçoamento em corte e costura, ministrada pela Instrutora Joelma Alencar, modelista, e especialista em corte e costura, com carga horária de 96 horas, que teve início dia 29 de janeiro.
Joelma Alencar, Instrutora de Corte e Costura do SENAR que ministrou o curso, falou de experiência em Lajeado. “Foi uma experiência surreal, eu conhecia Lajeado de nome, eu moro em Palmas desde 1998, mas nunca tive a oportunidade e o SENAR me deu essa oportunidade. Como todas as turmas, tem suas dificuldades. Mas é impressionante a união delas. Eu conheci essa família AMAE que vou levar para a vida toda”, disse.
“Esse curso trouxe fortalecimento da associação, porque o protagonismo da mulher no mercado de trabalho e elevando a autoestima dela e a interação com uma profissional e com as parcerias. A AMAE é uma associação sem fins lucrativos e, sem essas parcerias, essas iniciativas não seriam possíveis. Agradeço à prefeitura de Lajeado e à secretária Lenizia que está sempre ajudando a associação e todas as artesãs”, disse Doris Sales, a presidente da AMAE.
Para Secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Lenizia Costa, considera imprescindível a iniciativa do Governo Municipal, e a busca de parcerias para incentivar a profissionalização através de cursos, a exemplo do corte e costura que ora se finda. “Além de ensinar uma profissão, também foi um espaço de socialização e descontração pelas amizades construídas, e trocas de experiências, a oportunidade foi aberta a toda a comunidade, e todas as alunas, e um aluno, tiveram a oportunidade de aprender técnicas básicas de Corte e Costura, como medidas, confecção de moldes, interpretação de modelos, manuseio das diversas máquinas de costura, através da confecção de diversas peças de vestuário escolhido por cada participante, a partir do molde base, que irá nortear todas produções, e da sensibilidade, profissionalismo da nossa instrutora Joelma Alencar, que nos fez acreditar que conseguiríamos, e eu sinceramente ainda não consigo acreditar que eu modelei e costurei tantas peças é surreal,” disse mobilizadora, aluna e responsável pela parceria, Lenizia Costa.
Comentários sobre este post