O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajará para a Colômbia para conversar com o chanceler do país, Luis Gilberto Murillo, sobre a tentativa de abrir um diálogo com o presidente Nicolás Maduro em torno do resultado das eleições na Venezuela.
A viagem ocorre na parada de Vieira para a posse de Luis Abinader, como presidente da República Dominicana, na próxima quarta-feira (14).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o colombiano Gustavo Petro e o mexicano Andrés Manuel López Obrador devem se falar por telefone nesta segunda.
Os governos do México, da Colômbia e do Brasil divulgaram na semana passada um comunicado conjunto no qual pediam a proteção de vidas e, embora expressassem “absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela”, exigiam progressos rápidos para ter conhecimento dos dados detalhados das atas eleitorais.
Em comunicado posterior, os governos dos três países informaram que estavam realizando reuniões virtuais para discutir a situação na Venezuela.