segunda-feira, 14 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

TSE repudia falas de Maduro e cancela envio de observadores para eleições na Venezuela

Nota mostra mudança de estratégia da Corte eleitoral, que planejava manter envio de equipe a despeito das falas do presidente venezuelano

por CNN
25/07/2024
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desistiu de enviar observadores para acompanhar as eleições da Venezuela. A decisão foi tomada como resposta às acusações do presidente Nicolas Maduro, que colocou em questão o sistema eleitoral brasileiro.

“No Brasil, nem um único boletim de urna é auditado”, disse Maduro durante discurso nesta terça-feira (23),

ARTIGOSRELACIONADOS

TSE

Datafolha: Lula tem 39% no 1º turno; Flávio marca 35%; Cury, 6%

12/09/2026
Ricardo Stuckert

Lula diz que governo Bolsonaro “criou” Vorcaro: “Bandido virou banqueiro”

12/09/2026

A resposta do TSE veio em nota encaminhado a jornalistas na noite desta quarta-feira (24).

“Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo. A Justiça Eleitoral brasileira não admite que, interna ou externamente, por declarações ou atos desrespeitosos à lisura do processo eleitoral brasileiro, se desqualifiquem com mentiras a seriedade e a integridade das eleições e das urnas eletrônicas no Brasil”.

No texto, a Corte presidida pela ministra Cármen Lúcia reforçou ainda que as urnas são auditáveis, auditadas e seguras.Playvolume

“Nunca se conseguiu demonstrar qualquer equívoco ou instabilidade em seu funcionamento”, disse.

O Tribunal também ressaltou que na democracia brasileira, o voto do eleitor é livre e garantido democraticamente por um processo transparente, de lisura e excelência comprovada.

“A Justiça Eleitoral brasileira compromete-se para que o eleitor tenha pleno respeito a sua liberdade de escolha na representação política, pelo que dota de plena segurança a urna eletrônica” destacou.

Por fim, o texto afirma que questionar o sistema eleitoral brasilerio é “semear inaceitável afronta à seriedade, à segurança e à publicidade plena do processo eleitoral do Brasil.”

Mudança de estratégia

Inicialmente inclinada a silenciar sobre os ataques do presidente da Venezuela, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, repensou a estratégia ao decidir não só repudiar formalmente as declarações, como cancelar o envio de observadores estrangeiros ao país vizinho.

A nota oficial da Corte eleitoral foi enviada muitas horas depois das falas de Maduro, após intensas cobranças da imprensa e de ex-integrantes do TSE.

À CNN, dois ex-presidentes do tribunal — Marco Aurélio Mello e Ayres Britto — criticaram a falta de uma manifestação oficial da Corte Eleitoral diante das falsas alegações de Maduro de que as urnas não seriam confiáveis. Segundo eles, a gravidade das declarações exigiam um pronunciamento que rechaçasse as alegações.

Fontes próximas à ministra afirmavam, logo nas primeiras horas da manhã, que havia “chance zero” de Cármen encampar um pronunciamento oficial em nome do Tribunal. A avaliação era de que as falas de Maduro estavam no âmbito de um “debate político” no qual não caberia ao tribunal se imiscuir. Além disso, a ideia era manter o envio da comitiva, já que a missão tinha caráter estritamente técnico.

As pressões ao longo do dia, no entanto, fizeram a presidente do TSE mudar de ideia e elaborar uma nota oficial para divulgação a jornalistas.

Confira abaixo a íntegra do posicionamento oficial do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou, hoje, que é falso que as urnas eletrônicas brasileiras não sejam auditadas. São auditáveis e auditadas permanentemente, são seguras, como se mostra historicamente. Nunca se conseguiu demonstrar qualquer equívoco ou instabilidade em seu funcionamento.

Na democracia brasileira, o voto do eleitor é livre e garantido democraticamente por um processo transparente, de lisura e excelência comprovada, o que assegura a confiança do brasileiro no sistema adotado.

A Justiça Eleitoral brasileira compromete-se para que o eleitor tenha pleno respeito a sua liberdade de escolha na representação política, pelo que dota de plena segurança a urna eletrônica. A democracia é o princípio e o fim do trabalho incessante, comprometido e de comprovada superioridade do sistema eleitoral nacional.

Afirmar mentira sobre a confiabilidade da urna eletrônica brasileira, que – reitere-se – é auditável e segura, é semear inaceitável afronta à seriedade, à segurança e à publicidade plena do processo eleitoral do Brasil, levado a efeito com integridade, austeridade e eficiência para o fortalecimento contínuo da democracia.

Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo.

A Justiça Eleitoral brasileira não admite que, interna ou externamente, por declarações ou atos desrespeitosos à lisura do processo eleitoral brasileiro, se desqualifiquem com mentiras a seriedade e a integridade das eleições e das urnas eletrônicas no Brasil.

Anterior

Caso das joias: PGR diz ao STF ser contra acesso de Bolsonaro à delação de Mauro Cid

Próximo

Tema da fome é o mais atual e desafiador da humanidade, diz Lula no G20

Próximo
"Nunca tiveram tão pouco e tão poucos concentraram tanta riqueza", afirmou
08/04/2024REUTERS/Ueslei Marcelino

Tema da fome é o mais atual e desafiador da humanidade, diz Lula no G20

LEIA TAMBÉM

Saúde

Carne processada eleva risco de câncer no estômago e esôfago, diz estudo

12/09/2026
Saúde

Anvisa proíbe produto de medicina chinesa e berberina sem autorização

12/09/2026
Saúde

Vícios podem agravar sofrimento mental e vulnerabilidade ao suicídio

12/09/2026
Esportes

São Paulo anuncia contratação de Pedro Lima, lateral do Wolverhampton

12/09/2026
Esportes

Em jogo eletrizante, Coritiba e Athletico-PR empatam pelo Brasileirão

12/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Obra de macrodrenagem na Avenida LO-21 chega à região sudoeste de Palmas para solucionar problemas de acúmulo de águas

12/09/2026
Tocantins

Curso de Técnico em Transações Imobiliárias chega ao Senac EAD

12/09/2026
Palmas

Coletivo SOMOS mobiliza vereadores e alcança assinaturas para criação da Frente Parlamentar de Orçamento e Políticas Públicas para as Mulheres

12/09/2026
Palmas

Câmara de Palmas aprova MP e projetos sobre fundos públicos, bancos e segurança

12/09/2026
Tocantins

Entenda por que o Tocantins pode entrar na rota do urânio brasileiro

12/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Obra de macrodrenagem na Avenida LO-21 chega à região sudoeste de Palmas para solucionar problemas de acúmulo de águas
  • Curso de Técnico em Transações Imobiliárias chega ao Senac EAD
  • Coletivo SOMOS mobiliza vereadores e alcança assinaturas para criação da Frente Parlamentar de Orçamento e Políticas Públicas para as Mulheres

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Regiane Rocha

Obra de macrodrenagem na Avenida LO-21 chega à região sudoeste de Palmas para solucionar problemas de acúmulo de águas

12/09/2026

Curso de Técnico em Transações Imobiliárias chega ao Senac EAD

12/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.