Equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul combatem incêndios no bioma do Pantanal há 77 dias. Neste final de semana, embarcações e uma aeronave foram utilizadas para conter focos na região de Corumbá.
Apesar do empenho da corporação, os esforços dos agentes foram insuficientes para conter as chamas, que se propagaram com facilidade pela vegetação local, que é alta, densa e seca.
A cerca de 30 quilômetros da cidade de Corumbá, os bombeiros resgataram uma família de ribeirinhos que teve a casa cercada pelo fogo. Mãe e três filhos, de 10, 5 e um ano de idade, foram retirados do local e levados em segurança à cidade.
Desde terça-feira (11), as equipes contam com o apoio da aeronave Air Tractor. Segundo o governo do estado, o avião utilizado para combate a incêndios florestais possui capacidade de arremessar até 3.100 litros de água por lançamento e pode pousar e decolar nas mais diversas pistas sul-mato-grossenses.
Atualmente, os agentes monitoram dois focos de incêndio com possibilidade de avançar ao Mato Grosso do Sul.
Um deles está no estado do Mato Grosso, na Barra do Rio São Lourenço, e não apresentou avanço durante este final de semana, segundo observação realizada com auxílio de drones.
Há outra faixa de incêndio, de cerca de 600 metros, sendo monitorada na Bolívia. Ela está a 4,5 quilômetros da fronteira brasileira.
Comentários sobre este post