A noite histórica desta sexta-feira, 14, marcada pela entrega da nova ponte de Porto Nacional, denominada Antônio Poincaré de Andrade, contou com uma rica representação da cultura tocantinense, com a participação dos artistas Everton dos Andes e Chico Chokolate, que com apoio da Secretaria da Cultura (Secult) trouxeram para o evento a canção “Vem pro Norte”. Do palco, os músicos receberam o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero, o vice-governador Laurez Moreira, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, a líder da bancada federal do Tocantins, senadora Professora Dorinha, o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, parlamentares, prefeitos, secretários como o secretário Tião Pinheiro (Cultura) e outras autoridades das esferas municipal, estadual e federal, com a música que é considerada um convite para que pessoas de todo o Brasil conheçam as riquezas culturais da região.
A canção, de autoria de Everton dos Andes, é uma vibrante celebração das riquezas culturais e naturais da região Norte do Brasil. Com versos que convidam o ouvinte a explorar tradições como a suça, o tambor de crioulos, o boi-bumbá, violas de buriti e o carimbó, a letra destaca a diversidade e a singularidade do patrimônio cultural nortista, além de mencionar lugares, como Palmas, Belém, Macapá e Marajó, e delícias típicas da região, como manga, cajá e açaí, reforçando o convite para que brasileiros de todas as partes do país descubram os “outros Brasis”.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa celebrou a inauguração e destacou que a cidade de Porto Nacional, que também é um dos principais centros culturais do Tocantins, possui o terceiro maior PIB do Estado e continua a crescer e se desenvolver, ressaltando ainda que a nova estrutura facilitará a vida de muitos tocantinenses e estudantes que fazem a travessia diariamente. “Porto Nacional é uma cidade maravilhosa que cresce a cada ano e essa ponte é fundamental para o nosso progresso”, disse.
Durante a festa de inauguração, o compositor Everton dos Andes, que reside em Porto Nacional, expressou seu agradecimento ao Governo do Estado e à equipe responsável pela obra, destacando ainda a importância da nova ponte para a economia local, que permitirá a passagem de veículos pesados sem a necessidade de utilização de balsas. Everton elogiou a organização dos shows pela Secretaria da Cultura e do Turismo, sob a liderança de Tião Pinheiro e Hercy Filho, e lembrou emocionado de sua participação na inauguração da primeira ponte em 1978. “A população de Porto Nacional está feliz, e essa obra representa um marco no desenvolvimento pleno da cidade”, afirmou.
Para o secretário da Cultura Tião Pinheiro, a apresentação da canção “Vem pro Norte” durante a inauguração da ponte é um momento marcante e memorável, já que, assim como a nova estrutura, a música promove a ideia de ligação e unificação. “Ficamos muito felizes em possibilitar esse momento cultural com artistas da terra em meio a cerimônia de entrega da nova ponte de Porto Nacional, local em que vivi parte da minha vida e que é um centro histórico e cultural muito importante para o Tocantins. E esse momento, claro, tem a vontade e determinação políticas do governador Wanderlei Barbosa”, disse.
Além das atrações regionais, o Governo do Tocantins também trouxe para o evento de inauguração a apresentação da cantora Manu Bahtidão e de Tony Guerra e do grupo Forró Sacode, que embalaram os milhares de populares presentes.
Nova estrutura rodoviária
Localizada estrategicamente sobre o Rio Tocantins, a nova ponte é uma ligação importante no transporte rodoviário do Estado. A estrutura, que se estende por 1.488 metros e um total de 90 vigas de concreto, conecta regiões e facilita o fluxo de pessoas e mercadorias. A construção é avaliada em R$ 149 milhões, provenientes do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília, e a execução foi feita pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).
Comentários sobre este post