quarta-feira, 13 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Secult participa de cerimônia devolutiva de dossiê sobre a ourivesaria de Natividade

Evento foi promovido pelo Iphan-TO, em parceria com a UFT, e aconteceu na noite desta sexta-feira, 14, no município de Natividade

por Ascom
15/06/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Fotos: Maria Eduarda Ferraz / Governo do Tocantins

Fotos: Maria Eduarda Ferraz / Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Servidores da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) participaram na noite desta sexta-feira, 14, da devolutiva da pesquisa intitulada “Dossiê de Registro do bem cultural Ourivesaria de Natividade”, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O dossiê consiste na pesquisa e documentação sobre o trabalho da ourivesaria desenvolvido no município, trazendo textos sobre o bem cultural, bem como material fotográfico e audiovisual. Representando a Secult, estiveram presentes a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves, e o gerente de Convênios e coordenador do Núcleo de Editais, Tales Monteiro.

A cerimônia teve início com apresentações culturais dos grupos nativitanos Tia Benvinda e Mãe Ana, que abriram a noite com a alegria e o movimento da Suça. Presentes também puderam prestigiar uma exposição fotográfica com fotos de Daniel dos Santos e Rafael Trapp, que retratam as manifestações culturais e as pessoas da comunidade local, e compõem um conjunto de ações que visaram a execução do dossiê, com pesquisa coordenada pela professora doutora Noeci Messias Carvalho. O documento será encaminhado para apreciação do Conselho Consultivo do Iphan. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Primeiro dia da Agrotins 2026 é marcado por troca de conhecimento e experiências que conectam inovação, gastronomia e desenvolvimento no campo - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins reúne inovação, negócios e experiências no primeiro dia da Agrotins 2026

13/05/2026

Dorinha conquista apoio do presidente da Câmara Max Baroli e amplia força política em Araguaína

13/05/2026

“Para organizar uma pesquisa são muitos afazeres, relatórios, reuniões de alinhamento… Mas o que eu quero destacar é que o trabalho nessa pesquisa fluiu muito bem e foi muito prazeroso de produzir, especialmente porque a força da comunidade de natividade é muito forte, é uma força muito boa, e isso torna o trabalho muito mais agradável”, disse Noeci. 

Professora e pesquisadora da UFT, Renata Ferreira também esteve diretamente envolvida com a elaboração do documento, e reforçou o acolhimento da comunidade nativitana. “Aprendemos como fazer pesquisa com a comunidade, porque Natividade é realmente muito especial, a força coletiva, o engajamento, os tesouros que têm aqui. Quero agradecer muito essa oportunidade de aprendizagem e de poder contribuir com todo esse trabalho”, comentou. 

Representando o secretário da Cultura Tião Pinheiro, a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alline Alves, ressaltou a grandeza do trabalho para o mantenimento da memória. “Para nós que trabalhamos com cultura, vermos essa pesquisa pronta é muito significativo e importante. Essa é uma pesquisa valiosa, que contribui para a valorização dessa prática e para não deixarmos morrer essa técnica, sua história e seu fazer”, disse. 

A cerimônia também contou com a apresentação de um documentário denominado “Ourivesaria Artesanal de Natividade”, produzido ao longo da pesquisa para a realização do dossiê. A produção trouxe depoimentos de ourives e da população local a respeito das técnicas da filigrana, sua história, valores e importância cultural para a comunidade.

Na oportunidade, o coordenador do Escritório do MinC no Tocantins, Cícero Belém, reforçou que trabalhos como a pesquisa representam uma riqueza para a comunidade local e para todo o Brasil. “O MinC entende que Natividade é uma cidade importante para o Brasil. Sua história, sua tradição, todo esse acervo que a cidade produz ao longo dos séculos. É por isso que estamos aqui hoje prestigiando esse evento”, pontuou. 

“É com muita alegria que nós estamos entregando esse dossiê. Agradeço a toda a comunidade nativitana, que esteve presente e participou desse processo de pesquisa. A pesquisa não tem como ter andamento sem a participação, sem essas pessoas que contaram sua história de vida e colaboraram”, finalizou a superintendente do Iphan-TO, Cejane Pacini.

Presentes

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Turismo e Cultura de Natividade, Bruna Menezes, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana, o professor  Wátila Misla Fernandes, a presidente da Associação Cultural do Município de Natividade, Simone Camelo, o antropólogo do IPHAN, Alessandro Lopes, entre outras autoridades, pesquisadores e membros da comunidade local. 

Anterior

Governo do Tocantins divulga resultado preliminar do edital para participação na Fenearte 2024

Próximo

Suspeito de roubar tabacaria tenta tomar arma de policial em abordagem e morre após ser baleado, diz polícia

Próximo
Viatura da Polícia Civil do Tocantins — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

Suspeito de roubar tabacaria tenta tomar arma de policial em abordagem e morre após ser baleado, diz polícia

LEIA TAMBÉM

Educação

Projeto do Espaço Lúdico Pedagógico retoma atividades nos câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema e Palmas

13/05/2026
Entretenimento

Viih Tube revela “calote” e diz que não recebeu prêmio do BBB 21

13/05/2026
Entretenimento

Atriz de Além do Tempo morreu aos 34 anos após doença grave

13/05/2026
Entretenimento

Apresentador do Oscar 2027 é definido. Saiba quem comanda a premiação

13/05/2026
Entretenimento

Marina Ruy Barbosa será esposa de Roberto Carlos em cinebiografia

13/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

COLUNA DO LEAL

Primeiro os de casa!

13/05/2026
Agricultura e Pecuária

Programação esportiva marca comemorações do aniversário da Capital

13/05/2026
Agricultura e Pecuária

Setor de carnes teme dano à reputação do Brasil após veto da União Europeia

13/05/2026
Agricultura e Pecuária

Veto da UE aos produtos de origem animal do Brasil é visto como desproporcional

13/05/2026
Agricultura e Pecuária

Cacau recua mais de 8% em Nova York com alta especulação de investidores

13/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Primeiro os de casa!
  • Programação esportiva marca comemorações do aniversário da Capital
  • Setor de carnes teme dano à reputação do Brasil após veto da União Europeia

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Primeiro os de casa!

13/05/2026
Movimento da Europa pode influenciar medidas protecionistas ao redor do mundo contra a carne brasileira — Foto: Getty Images/Canva

Programação esportiva marca comemorações do aniversário da Capital

13/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.