sábado, 22 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Governistas se dividem sobre “sinais trocados” de Alcolumbre na 6×1

Depois de segurar proposta, presidente do Senado pediu uma emenda para implementação imediata da redução da jornada de trabalho

por Metrópoles
06/07/2026
em Política
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

CompartilharCompartilhar

As diferentes movimentações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no tratamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1 na última semana têm despertado diferentes reações dentro da base do governo, que veem as ações do senador amapaense ora com bons olhos, ora com desconfiança.

Alcolumbre se reuniu, na quarta-feira (1º/7), com representantes de centrais sindicais para discutir a redução da jornada de trabalho. Foi o primeiro encontro desde que a proposta chegou ao Senado, em maio. O senador, que até então havia sinalizado um alinhamento maior com a oposição e com sindicatos patronais, surpreendeu os convidados: se manifestou a favor de uma redução imediata.

ARTIGOSRELACIONADOS

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

TRE rejeita recursos e mantém Pablo Marçal inelegível por 8 anos

22/08/2026
Ricardo Stuckert/ PR

Relator quer apresentar parecer a favor do fim da 6×1 em duas semanas

22/08/2026

O senador Paulo Paim (PT-RS), propulsor da discussão da redução da escala de trabalho no Senado, se disse emocionado depois da reunião em que o presidente do Senado afirmou que a transição de 14 meses estabelecida pela Câmara era “muito longa”. No dia seguinte, Alcolumbre pediu à consultoria a redação de uma emenda supressiva para tirar a transição da proposta.

“O Davi apresentou uma posição que me deixou com a impressão de que é o momento para essa emenda constitucional. Ele questionou: ‘por que uma transição tão longa?’ […] O Davi passou a impressão para nós que se uma emenda for apresentada, poderá entrar em vigor imediatamente após a promulgação”, disse Paim.

Colocada como uma proposta prioritária pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a redução do teto constitucional da jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais e dois dias de descanso teve uma tramitação fugaz de pouco mais de 80 dias na Câmara, mas segue parada no Senado há mais de um mês.

Se por um lado esse aceno- que caminha ao contrário do que é proposto pelo setor produtivo, que defende uma discussão mais longa e mais tempo de adaptação- animou as figuras da esquerda presentes no encontro, por outro deixou alguns com ceticismo.

Integrantes da base do governo da Câmara que participaram da construção da PEC aprovada em 27 de maio ouvidos pelo Metrópoles sob reserva demonstram cautela. Dizem que a movimentação é de fato um aceno, mas não garantem que deva prosperar e veem com desconfiança a possibilidade dessa emenda.


O que diz a PEC da 6×1 aprovada na Câmara

  • Teto de 40 horas semanais e dois dias de descanso sendo um deles, preferencialemente, aos domingos;
  • Transição será de duas horas reduzidas após 60 dias da promulgação e outras duas horas 12 meses depois dessa primeira redução, totalizando 14 meses;
  • Redução da jornada não poderá acarretar redução salarial nem a proporcional remuneração em razão da nova carga horária;
  • Permite acordos coletivos para casos específicos de cada categoria;
  • Ficam fora das regras de controle de jornada empregados que recebam remuneração mensal igual ou superior a duas vezes e meia o teto do INSS à exceção do funcionalismo público;
  • Contratos públicos que dependam da mão de obra deverão ser revisados em até 12 meses, valendo a redução após aditamento;
  • Prevê uma lei complementar para medidas tranistórias de auxílio a microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte, como o aumento do teto e permissão para contratar mais de um funcionário.

A reunião se deu depois da realização de atos a favor do fim da escala 6×1 e em meio à crescente pressão sob o presidente do Senado para despachar a proposta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a pecha de “inimigo do povo”, deputados e integrantes do governo têm subido o tom contra Alcolumbre, que reagiu.

No plenário, o presidente disse que estaria sendo ameaçado “por autoridades importantes da República” para além do que seriam “críticas razoáveis”. Apesar de não ter citado nomes, Alcolumbre disse a aliados que se irritou profundamente com manifestações da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

Alcolumbre tinha, inclusive, a intenção de expressar seu descontentamento na reunião com centrais sindicais, da qual também participaria Hilton e outros governistas da Câmara, como Reginaldo Lopes (PT-MG), autor da PEC original do fim da escala 6×1. Eles, porém, não compareceram.

Precedentes de rito

Apesar do aceno e da emenda supressiva- o que, regimentalmente, pode ser feito sem que a proposta retorne à Câmara para ser revisada- Alcolumbre não disse aos sindicalistas quando nem se despacharia a PEC até o recesso parlamentar. Aliados veem a tramitação antes de agosto como difícil e os governistas já aceitam discutir a proposta no segundo semestre.

Apesar de não apresentar uma data, Alcolumbre tem feito movimentações que indicam o tratamento que a PEC deverá ter no Senado. Não só a que estabelece o fim da escala 6×1, mas outras propostas, como a PEC da Segurança e, atualmente no plenário, a PEC da aposentadoria especial para agentes comunitários.

Alcolumbre levou a PEC- tratada como uma “pauta-bomba” pela equipe econômica do governo pelo forte impacto fiscal- ao plenário da última terça-feira (30/6) e, apesar de apelos dos senadores favoráveis para uma tramitação acelerada, o presidente do Senado disse que PEC dos agentes passará pelo rito normal.

Ou seja, terá cinco sessões plenárias de discussão e só depois será votada em primeiro e segundo turno.

Anterior

Clima: país enfrenta onda de frio, chuvas e baixa umidade nesta 2ª

Próximo

Lula quer manter viagens durante defeso e governo se adapta às regras

Próximo
Ricardo Stuckert / PR

Lula quer manter viagens durante defeso e governo se adapta às regras

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Senai abre inscrições para cursos gratuitos focados em produtos natalinos e alimentos

22/08/2026
Tocantins

Ministério do Turismo prevê linha de crédito para impulsionar pequenos negócios

22/08/2026
Tocantins

Licitação de R$ 4,1 milhões em cidade do Bico é suspensa após disputa terminar com apenas uma empresa

22/08/2026
Tocantins

Campanha de Dimas ganha reforços e amplia presença no Sul do Tocantins

22/08/2026
Tocantins

Débora Guedes defende fortalecimento dos pequenos negócios e mais oportunidades de emprego no Tocantins

22/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

UFT Startups divulga resultado final e seleciona 20 projetos para pré-incubação

22/08/2026
Educação

Alunos da ETI Almirante Tamandaré avançam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

22/08/2026
Palmas

Beneficiários que vendem e alugam casas populares de forma irregular podem perder imóveis em Palmas

22/08/2026
Segurança

PF e Receita Federal investigam comércio irregular de eletrônicos no Pará e Tocantins

22/08/2026
Tocantins

Projeto da DPE-TO leva assistência e defesa jurídica a quebradeiras de coco babaçu

22/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • UFT Startups divulga resultado final e seleciona 20 projetos para pré-incubação
  • Alunos da ETI Almirante Tamandaré avançam na Olimpíada Brasileira de Astronomia
  • Beneficiários que vendem e alugam casas populares de forma irregular podem perder imóveis em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

UFT Startups divulga resultado final e seleciona 20 projetos para pré-incubação

22/08/2026

Alunos da ETI Almirante Tamandaré avançam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

22/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.