Meus Amigos e Minhas Amigas,
Alguém lembra como era feito o marketing das campanhas eleitorais antigamente?
Recordo das batalhas de interior, especialmente na minha Miracema quando o nome dado era “propaganda do candidato”.
Os velhos e tradicionais santinhos e cartazes colados nos muros e postes de iluminação com “grude”, comícios,literatura de cordel e carros de som, além das conversas de esquinas, botecos e etc… são alguns que relembro.
O restante era o corpo a corpo mesmo, se alguém falasse em marketing ninguém sabia o que era.
A COISA MUDOU…
Com o passar dos anos, a chegada da era digital, tecnologia avançada, redes sociais, influencers e tudo mais, o panorama se modificou a ponto da internet, leia-se marketing digital ter papel decisivo na escolha do eleitor e no resultado final do pleito.
Para o publicitário e especialista em mobilização digital Rafael Medeiros, “de 2018 para cá, 45% dos brasileiros escolheram seus votos com base nas informações nas redes sociais”destacando o WhatsApp.
DAÍ…
Ser fundamental a experiência, vivência, agilidade e inteligência(capacidade de fazer leitura rápida e correta dos fatos) do marqueteiro encarregado de qualquer campanha, afinal é o marketing político que leva a informação de qualidade aos eleitores fazendo com que eles recebam e entendam a mensagem do postulante.
“A boa comunicação é capaz de eleger candidatos”.
Sinceramente, tenho convicção que os políticos que investirem em um bom marketing certamente lograrão êxito, ou, pelo menos terão mais chances.
Em uma eleição o marketing político tem por obrigação produzir resultados rápidos objetivando convencer o eleitor a votar em determinado candidato.
Para qualquer político que esteja no exercício do cargo realizando um bom papel o mandato é a melhor pré-campanha.
É BOM QUE SE DIGA…
Que pré-campanha é diferente de campanha, o candidato tem que pedir voto na hora exata; eleição tem começo, meio e fim.
UMA COISA É CERTA…
Quem quiser ter sucesso em 2024 prepare suas estratégias, na política moderna não há espaços para amadores.
Essa é a Minha Opinião!
LEAL JUNIOR competência comprovada em fazer jornalismo sério, imparcial e com responsabilidade!
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
COLUNA DO LEAL! Patrocínio J.Lima Imóveis, BRK, Prefeitura de Lajeado Guimarães Magazine, Drogaria Camargo, Ideal Construções, Câmara de Vereadores de Tocantínia, Central Mat. de Construções, Prefeitura de Tocantínia, ACIAM, Câmara de Vereadores de Lajeado, Supermercado Alô Alô São Paulo, Lelo Gás, Câmara de Vereadores de Miracema e Hidro Forte Saneamento !
Comentários sobre este post