terça-feira, 3 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Produção de laranjas na Flórida deve bater novo recorde negativo nesta safra

Globo Rural por Globo Rural
17/01/2026
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Laranja • Engin Akyurt/Unsplash

Laranja • Engin Akyurt/Unsplash

CompartilharCompartilhar

A produção de laranja no estado americano da Flórida, que era superior a 140 milhões de caixas há 15 anos, deve atingir seu nível histórico mais baixo na temporada 2025/26, segundo a estimativa de produção divulgada na primeira quinzena de janeiro pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A previsão é de uma safra de apenas 12 milhões de caixas de 40,8 kg, uma queda de 2% em comparação com o ano passado.

O total inclui 7,5 milhões de caixas da variedade Valência e 4,5 milhões de caixas de laranjas não-Valência (variedades precoces, de meia temporada). O número estimado de laranjeiras em produção é de 20,7 milhões.

ARTIGOSRELACIONADOS

Café brasileiro — Foto: Wenderson Araújo/CNA

Café e cacau sobem em Nova York com perspectiva de alta no custo de fretes globais

03/03/2026
Desempenho foi puxado principalmente pela produção de grãos — Foto: Globo Rural

Agro cresceu 11,7% e liderou avanço do PIB brasileiro em 2025, diz IBGE

03/03/2026

A produção na Flórida, segundo maior produtor mundial, começou a despencar a partir da safra 2014/15, quando ficou abaixo de 100 milhões de caixas. O recorde negativo anterior era da safra 2024/25, que caiu 23% em relação à 2023/24.

Eventos climáticos extremos como furacões impactaram a produção, mas a devastação foi causada principalmente pela doença do greening, que teve seu primeiro caso nos Estados Unidos relatado em 2005 em pomares domésticos e se espalhou rapidamente, chegando às regiões comerciais da Flórida.

O greening ou Huanglongbing/HLB é uma doença sem cura que afeta os pomares de citros nas principais regiões produtoras do mundo, com exceção dos países europeus e do continente australiano. Devido ao seu grande poder destrutivo e alta capacidade de contágio, é considerada a maior ameaça à citricultura em escala mundial.

Só no ano passado, a Flórida destinou US$ 140 milhões em fundos estaduais para apoiar a indústria cítrica local, sendo mais de US$ 100 milhões destinados à pesquisa, testes de campo e plantio de variedades mais resistentes à doença.

Combate ao greening

Uma boa notícia vem da Universidade da Flórida, que desenvolveu uma nova variedade de laranjeira que demonstra tolerância ao greening. Cientistas da universidade fortaleceram a nova cultivar com uma proteína natural que potencializa o sistema imunológico da planta. O resultado é uma árvore cítrica capaz de tolerar a doença, mantendo a produção e a qualidade dos frutos.

Apesar da queda de produção, Matt Joyner, vice-presidente executivo da indústria Florida Citrus Mutual, disse ao portal americano Fresfruit que está otimista este ano porque o setor está apresentando sinais de uma lenta recuperação em outras frentes. Segundo ele, são registrados ganhos constantes de produtividade por hectare e os produtores relatam que as árvores estão mais saudáveis e com frutos maiores.

Por outro lado, no ano passado, a Alico, uma das mais tradicionais empresas americanas de citros, com mais de 100 anos de história, encerrou suas operações com frutas cítricas na Flórida e demitiu quase todos os funcionários.

No Brasil

A partir de 2004, os pomares brasileiros também foram impactados pelo greening. Levantamento do Fundecitrus aponta uma incidência de 48,64% da doença nos laranjais do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro, mas a captura média de psilídeo em armadilhas distribuídas por 23 regiões do parque citrícola caiu pelo segundo ano consecutivo. Essa queda indica uma tendência de redução após o pico registrado em 2023.

No dia 12 de janeiro, representantes da Fapesp, Esalq/USP e Fundecitrus assinaram, em Piracicaba (SP), o convênio que oficializa a criação do Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade da Citricultura, o CPA Citros, uma parceria estratégica público-privada que reúne pesquisadores do Brasil e de outros países no combate ao greening.

Nesta temporada, a estimativa é de uma produção nacional de 314,6 milhões de caixas, um aumento de 36% em relação às 230,9 milhões de caixas da safra 2024/25. O aumento se explica pela alternância de produção, maior número de árvores produtivas (182,7 milhões ante 169,9 da safra anterior), maior número de frutas por árvore (617 x 474) e clima favorável de outubro a dezembro.

Anterior

Café, aves, etanol e açúcar são os que mais podem ganhar com acordo Mercosul-UE

Próximo

Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade e poucos negócios realizados

Próximo
Foto: Marcus Mesquita/Divulgação

Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade e poucos negócios realizados

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins capacita equipes para atuar nos serviços regionalizados do Creas e Família Acolhedora em Gurupi

03/03/2026
Tocantins

Ministério do Empreendedorismo publica edital para certificação de Tradutores e Intérpretes Públicos

03/03/2026
Esportes

Brasil tem quatro atletas na briga pelo “Oscar do Esporte”; veja nomes

03/03/2026
Miracema

Esporte e Comunidade: Vereador Ghisley Martins viabiliza novas traves para campos do Setor Universitário

03/03/2026
Esportes

Saiba qual número Jesse Lingard usará no Corinthians

03/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Manutenção de praças contempla nove quadras da região sudoeste de Palmas

03/03/2026
Tocantins

SES-TO fortalece o SUS com acolhimento de residentes e implantação de quatro novos programas de Residência

03/03/2026
Tocantins

Tocantins Parcerias conquista Selo Ouro na campanha Instituição Amiga da Mulher

03/03/2026
Tocantins

Agência de Metrologia inicia a Operação Páscoa com a fiscalização de produtos e orientação sobre compras seguras

03/03/2026
Tocantins

Tocantins deve ter o segundo maior crescimento do setor de serviços no Brasil em 2026

03/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Manutenção de praças contempla nove quadras da região sudoeste de Palmas
  • SES-TO fortalece o SUS com acolhimento de residentes e implantação de quatro novos programas de Residência
  • Tocantins Parcerias conquista Selo Ouro na campanha Instituição Amiga da Mulher

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Manutenção de praças contempla nove quadras da região sudoeste de Palmas

03/03/2026
A Residência em Área Profissional da Saúde é uma modalidade de pós-graduação lato sensu em regime de dedicação exclusiva.

SES-TO fortalece o SUS com acolhimento de residentes e implantação de quatro novos programas de Residência

03/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.