O Pontão de Cultura Viraação – Cidadania e Inclusão Social deu início, no último dia 5 de novembro, ao Curso de Literatura e Contação de Histórias da Cultura Negra, uma das ações formativas do projeto Miracema Criativa, aprovado no Edital nº 28/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura. A iniciativa vem atraindo moradores do Setor Novo Horizonte e de outros bairros de Miracema do Tocantins, consolidando-se como um importante espaço de formação cultural e valorização da ancestralidade.
As aulas estão acontecendo todas as quartas-feiras, no Espaço Cultural do Pontão de Cultura Viração, reunindo jovens, adultos, educadores e agentes culturais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre literatura afro-brasileira, oralidade tradicional e técnicas de narração de histórias. O clima é de participação ativa e troca de saberes, reforçando o papel da cultura negra como patrimônio vivo e fundamental na construção da identidade local.
O curso é ministrado pelo professor André Ribeiro de Gouveia, escritor, poeta e mestre em Educação, reconhecido por sua trajetória dedicada à promoção da literatura e da memória da população negra no Tocantins. Natural de Tocantínia, André é autor de diversos livros, membro de academias literárias e idealizador de projetos de incentivo à leitura, como Leitura Viva e Poetizando Vidas.
Durante os encontros, os participantes têm vivenciado rodas de leitura, debates sobre obras de autores afro-brasileiros e africanos, exercícios de expressão oral e criação coletiva de narrativas. A proposta pedagógica integra estudo, prática e vivências sensoriais, convidando os alunos a explorarem suas próprias histórias, memórias e identidades.
Para a coordenação do Pontão de Cultura Viração, a formação cumpre um papel estratégico no fortalecimento da cena cultural local. “O curso tem sido um espaço de escuta, acolhimento e afirmação. A comunidade está participando com entusiasmo, reconhecendo-se nas histórias e valorizando a potência da cultura negra como um dos pilares da nossa diversidade”, destaca Claudiane Bezerra, presidente da entidade.
Além do impacto formativo, a iniciativa também dá visibilidade ao trabalho contínuo realizado pelo Pontão no território, reforçando a missão da instituição de promover inclusão social por meio da cultura, educação e cidadania. As inscrições seguem abertas enquanto houver vagas, e podem ser feitas diretamente no espaço cultural, no Setor Novo Horizonte.
O Miracema Criativa, projeto estruturante que integra diversas ações culturais na cidade, segue avançando como uma política de base comunitária, conectando educação, arte e valorização das identidades locais.
PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.234







