O governador do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), participará nesta terça feira, às 14h30, de solenidade na Presidência da República, em Brasília, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ato, serão sancionados dois projetos de lei de autoria do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), que criam rotas turísticas estratégicas para o Tocantins.
A cerimônia contará também com a presença dos prefeitos Phabio Augustus da Silva Moreira, de Paranã, Edson Neiva da Silva, de Aurora do Tocantins, Gercimar da Silva Xavier, de São Félix do Tocantins, e Jesy Vieira, de Mateiros.
PL 1778 de 2023 cria a Rota Turística do Capim Dourado
Um dos projetos que serão convertidos em lei institui a Rota Turística do Capim Dourado. A iniciativa valoriza o artesanato tradicional e fortalece o ecoturismo na região do Jalapão e municípios do entorno. A rota abrange Almas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama do Tocantins e São Félix do Tocantins.
A proposta reconhece o potencial cultural e econômico do capim dourado e estimula investimentos, infraestrutura e promoção turística.
PL 1779 de 2023 cria a Rota Turística das Serras Gerais
Também será sancionado o projeto que institui a Rota Turística das Serras Gerais, região com forte vocação para o turismo de aventura e contemplação. O circuito inclui os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama do Tocantins, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.
O reconhecimento formal da rota permitirá ações coordenadas entre os municípios, favorecendo o desenvolvimento turístico regional e abrindo novas oportunidades econômicas.







