O clima nesta quinta-feira (6/11) deve ser marcado pelo avanço de uma frente fria em alto-mar e a aproximação de um sistema de baixa pressão. O destaque é a formação de um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, prevista para a noite de sexta-feira (7/11), que trará chuva intensa e ventos fortes na Região Sul.
No entanto, apenas a aproximação do ciclone já gera áreas de instabilidade que espalham nuvens carregadas, com potencial para chuva forte em curto período, descargas elétricas e ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo” para tempestades, em regiões do Sul e Sudeste do país.
Previsão de instabilidades
Nesta quinta, o tempo será marcado pela instabilidade típica da primavera. Segundo o Inmet, há previsão de pancadas de chuva em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, especialmente entre o norte de São Paulo, o sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, onde o calor e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas.
No mapa de probabilidade de precipitação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as áreas com maior chance de chuva, acima de 70%, se concentram no Centro-Oeste e em parte do Nordeste, com destaque para o sul da Bahia e o Espírito Santo.Play Video
De acordo com o Inmet, apesar da frente fria estar em alto-mar, ela joga umidade e favorece as chuvas nessas regiões, além de pancadas isoladas na faixa central do país.
No Sul, o ar mais seco volta a predominar no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com temperaturas amenas ao amanhecer e ligeira elevação à tarde. As mínimas variam entre 9°C e 15°C no sul gaúcho, enquanto as máximas ficam entre 18°C e 23°C. Já no Sudeste, as temperaturas oscilam entre 17°C e 23°C pela manhã e chegam a 33°C no norte de Minas e no interior de São Paulo.
O calor mais intenso persiste no Centro-Oeste e no Norte, onde as máximas ultrapassam os 35°C, especialmente em Mato Grosso e no Amazonas. A umidade relativa do ar deve cair abaixo de 30% em parte de Goiás e Mato Grosso do Sul, o que aumenta o risco de incêndios florestais e desconforto térmico.
No Nordeste, o tempo segue abafado, com máximas em torno de 34°C e possibilidade de pancadas passageiras no litoral e no sertão do Maranhão, Piauí e Bahia.







