quarta-feira, 14 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Verme que causa meningite é encontrado em moluscos de 26 cidades do RJ

Os moluscos terrestres foram coletados manualmente em locais como terrenos baldios, parques e praças em todos os distritos dos municípios pesquisados

CNN por CNN
07/01/2025
em Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
• Royalty Stock Photo/Science Photo Library

• Royalty Stock Photo/Science Photo Library

CompartilharCompartilhar

Moluscos terrestres infectados com o verme Angiostrongylus cantonensis, que pode causar meningite, foram encontrados em 26 municípios do Rio de Janeiro, por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz. De acordo com eles, os resultados demonstram haver risco de transmissão da doença.

O trabalho inédito foi realizado pelo Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, que é laboratório de referência do Ministério da Saúde para estudos sobre moluscos. Foram coletados 2600 animais, entre os anos de 2015 e 2019, em 46 municípios da Região Metropolitana e Centro Fluminense: 230 deles tinham o parasita, ou 9%.

ARTIGOSRELACIONADOS

Reprodução

Mulher é presa após agredir três filhos com fio elétrico no Pará

13/01/2026
Reprodução/Banco do Brasil

Concurso do Banco do Brasil: bancas começam a enviar propostas

13/01/2026

“Os resultados indicam risco epidemiológico de transmissão de meningite eosinofílica, considerando a alta densidade de algumas espécies de moluscos e a ampla distribuição do verme causador do agravo. Conhecer a distribuição dos hospedeiros infectados é uma informação útil para a vigilância e pode contribuir para detectar, de forma mais rápida, os casos da doença nos serviços de saúde locais”, explica a chefe do laboratório Silvana Thiengo.

Os moluscos terrestres foram coletados manualmente em locais como terrenos baldios, parques e praças em todos os distritos dos municípios pesquisados. Das 14 espécies identificadas, seis apresentaram infecção pelo verme da meningite eosinofílica. A espécie Achatina fulica, popularmente conhecida como caramujo gigante africano, foi a mais frequente e com maior número de espécimes infectados.

Essa é a espécie mais associada aos casos de meningite, segundo a pesquisadora: “Como ele se reproduz muito, contribui para dispersar o parasito no ambiente e aumenta o risco de infecção humana em áreas urbanas, densamente povoadas”, observa Silvana.Play Video

Os pesquisadores conseguiram comprovar também uma infecção inédita, ao coletar pela primeira vez caracóis da espécie L. unilamellata com o verme. “Todas essas espécies de moluscos estão amplamente distribuídas e são comuns em áreas urbanas no Brasil, podendo ocorrer em abundância em pátios de residências, hortas, jardins e terrenos baldios, onde também são encontrados roedores urbanos que atuam como hospedeiros definitivos do verme”, complementa a chefe adjunta do Laboratório de Malacologia, Suzete Rodrigues Gomes.

Doença

O A. cantonensis tem os moluscos como hospedeiros intermediários, se instalando de maneira definitiva em roedores. A infecção humana ocorre por acidente, quando as pessoas comem os animais infectados ou o muco liberado por eles, com larvas.

Uma vez dentro do nosso organismo, o parasita pode causar inflamação nas meninges – as membranas que envolvem o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e a medula espinhal. O sintoma mais comum da doença é a dor de cabeça, mas ela também pode provocar rigidez da nuca, febre, distúrbios visuais, enjoo, vômito e sensação de formigamento ou dormência.

Geralmente, o paciente se cura espontaneamente, mas o quadro pode se agravar e até levar à morte.

Em abril de 2024, uma pessoa morreu por meningite eosinofílica na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e caramujos infectados foram encontrados onde ela vivia. Historicamente, cerca de 40 casos da doença já foram confirmados no Brasil, mas há mais de cem casos suspeitos relatados nos estados do Amapá, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Rio de Janeiro.

A prevenção depende principalmente de medidas de higiene e do controle da proliferação dos hospedeiros. Nunca se deve ingerir moluscos de origem desconhecida, principalmente crus ou malcozidos, e é preciso usar luvas sempre que for preciso manusear caramujos, caracóis ou lesmas, durante o cuidado de hortas e jardins, por exemplo.

Além disso, como esses animais vivem entre vegetais, é preciso higienizá-los antes do consumo, deixando de molho por 30 minutos em uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, enxaguando, em seguida, com água corrente. Também é recomendado o extermínio do caramujo gigante africano, com água fervente, salmoura ou cloro. Depois, as conchas devem ser quebradas e enterradas ou jogadas no lixo.

Os pesquisadores também pedem que as prefeituras intensifiquem a coleta e análise dos moluscos, além de reforçar a limpeza urbana, para evitar a proliferação dos animais, e a educação em saúde, para a população saber como agir e não se exponha à infecção.

Anterior

Rio teve maior epidemia de dengue dos últimos 10 anos em 2024, aponta Prefeitura

Próximo

USP libera mais de mil livros gratuitos; saiba como acessar e baixar

Próximo
Portal de Livros Abertos da USP reúne as obras publicadas pela universidade • Arquivo

USP libera mais de mil livros gratuitos; saiba como acessar e baixar

LEIA TAMBÉM

Política

Defesa de Bolsonaro cita “sequelas graves” ao pedir prisão domiciliar

14/01/2026
Política

Embate de Renan e Lira pelo Senado em AL pode embaralhar com 3ª via

14/01/2026
Política

Lula decide vetar R$ 400 milhões em emendas no Orçamento de 2026

14/01/2026
Política

Silvio Costa Filho deixará Portos e Aeroportos para disputar o Senado

14/01/2026
Tocantins

Com quase R$36 milhões em investimentos, SSP/TO aumenta em mais de 100% a execução de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública

13/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Sesc Tocantins abre matrículas para cursos e esportes em cinco cidades

14/01/2026
Palmas

Mais de 30 casas destelhadas pelo temporal no Jardim Taquari receberam nova cobertura

14/01/2026
Esportes

Reforço do Flamengo, Andrew desembarca no RJ para assinar contrato

14/01/2026
Esportes

Estudo aponta Flamengo entre os principais clubes formadores do mundo

14/01/2026
Esportes

Bangu x Flamengo: saiba onde assistir ao jogo do Campeonato Carioca

14/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Sesc Tocantins abre matrículas para cursos e esportes em cinco cidades
  • Mais de 30 casas destelhadas pelo temporal no Jardim Taquari receberam nova cobertura
  • Reforço do Flamengo, Andrew desembarca no RJ para assinar contrato

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Sesc Tocantins abre matrículas para cursos e esportes em cinco cidades

14/01/2026
Descrição: O morador Raimundo observa o retelhamento de sua casa Crédito: Flora Pereira/Secom Palmas

Mais de 30 casas destelhadas pelo temporal no Jardim Taquari receberam nova cobertura

14/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.