Com aumento da Covid-19 no Tocantins, órgãos de saúde municipais e do estado têm reforçado as orientações sobre higienização e vacinação. Em janeiro foram registrados 2.494 casos da doença em todo o estado, número maior se comparado a dezembro do ano passado, que teve 268 notificações. Além disso, três mortes foram confirmadas.
Por isso, quem ainda não tomou a vacina deve procurar as unidades de saúde.
No Tocantins são disponibilizadas as vacinas Pfizer Bivalente, Pfizer Pediátrica e Pfizer infantil. Veja a faixa etária de cada tipo de imunizante.
- Pfizer Bivalente – população acima de 12 anos de idade
- Pfizer Pediátrica – população de 6 a 11 anos de idade
- Pfizer Infantil – de 6 meses a 5 anos de idade
As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem tomar a vacina da Covid com um intervalo de seis meses, ou seja duas doses ao ano. Esse grupo inclui idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidos, gestantes e puérperas. (Veja mais orientações no vídeo abaixo)
Já para o público acima de 12 anos, que vive ou trabalha em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua, precisam tomar a vacina anualmente.
De acordo com o estado, para a população em geral, que não faz parte desses grupos prioritários, é necessário apenas completar o esquema vacinal. Caso a pessoa não tenha tomado todas as doses, pode procurar uma unidade de saúde para ficar totalmente imunizado.
Três mortes e subvariante
Moradores podem se vacinar contra a Covid nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira em Palmas — Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
De 1º a 27 de janeiro, três pessoas morreram após contraírem a forma grave da covid-19. As mortes são de pacientes das cidades de Couto Magalhães, Porto Nacional e Araguaína.
A subvariante JN.1.1 foi identificada em uma pessoa que fez o teste em Palmas e teve amostra coletada novembro de 2023. O sequenciamento foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a confirmação saiu no dia 23 de janeiro.
A nova subvariante tem registros em 19 estados brasileiros, segundo a SES. Mas também circula pelo estado os tipos de variantes JD.1.1, JD.1.1.1, JD.1.1.6, JD.1.1.8 e GK.1.1.
Cuidados e higienização
Caso a pessoa apresente sintomas gripais, deve procurar uma unidade de saúde para o atendimento médico e realização de testes. Além da vacina, a população também pode adotar medidas preventivas para evitar a doença. São elas:
- Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão
- Deixar ambientes fechados limpos e desinfectados, além de janelas e portas abertas para ventilação
- Isolamento dos casos confirmados de covid-19
- Uso de máscaras em ambientes fechados, aglomerados ou na presença de sintomas gripais
Comentários sobre este post