O próximo feriado prolongado que começa sexta-feira (18) e termina apenas na segunda-feira (21), unindo os feriados de Páscoa e Tiradentes. A CNN conversou com Maria Clara Sassaki, da Tempo OK, para saber como fica o tempo durante os quatro dias do feriado.
Segundo a meteorologista, algumas regiões do Brasil merecem atenção devido ao risco de temporais no fim de semana, principalmente a metade sul de Mato Grosso do Sul, o oeste do Paraná, o litoral sul da Bahia, o Amapá e o norte do Pará.
“Há condições para trovoadas e volumes elevados. No restante das regiões, se chover, serão pancadas rápidas, com baixo potencial para transtornos”, confirmou.
Em Brejo da Madre de Deus (PE) é o lar do teatro a céu aberto “Nova Jerusalém”, além de um destino muito procurado nesta época do ano devido à sua encenação da “Paixão de Cristo”.
“No que depender da previsão do tempo, o espetáculo deste ano está garantido, com dias de muito sol”, apontou a especialista da Tempo OK que garantiu temperaturas acima dos 30°C, além das poucas chances de chuva, mas alerta para a baixa umidade do ar e o cuidado com a hidratação.
Já na “Capital Baiana da Fé”, o tempo em Bom Jesus da Lapa (BA) deve ficar firme e muito quente, com temperaturas máximas acima dos 35°C.
A cidade de Aparecida (SP), na região do Vale do Paraíba, também recebe milhares de visitas durante a Semana Santa. No sábado à tarde, a aproximação de uma frente fria favorece temporais um pouco mais intensos na região, com pancadas isoladas, fortes ventanias, trovoadas e granizo. O tempo volta a ficar firme, mas com temperaturas amenas.
No litoral do estado de São Paulo, a semana promete muita variação de nebulosidade, temperaturas amenas e eventuais pancadas de chuva à tarde. No geral será possível aproveitar bastante, mas vale lembrar, sempre que uma nuvem carregada se formar, procure abrigo e espere dissipar. A máxima durante o feriado ficará em torno dos 29°C.
Ainda na reigão sudeste, o Rio de Janeiro (RJ) deve ter um inicio de feriado com predomínio de sol, muito calor e temperatura máxima acima dos 35°C. A passagem da frente fria, no domingo, muda o tempo, provoca chuva e diminuição da temperatura máxima.
Na região norte, a programação religiosa de Belém (PA) promete atrações durante toda a semana na Arquidiocese de Belém, mas a tendência aponta para um tempo instável e muito quente, com previsão de chuvas isoladas e passageiras no período da tarde, além de máximas em torno dos 32°C.
O feriado da capital catarinense começa com pouca chance de chuva e temperaturas mais elevadas, mas a frente fria passa pelo oceano e deve mudar o tempo, com pancadas de chuva e diminuição da temperatura entre domingo (20) e segunda-feira (21).
Na serra gaúcha, Gramado (RS) deve ter condições típicas desta época do ano durante o feriado. Quem busca temperaturas um pouco mais baixas no amanhecer e durante a noite, vai aproveitar bastante a região de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o ar frio influencia o tempo já a partir de sábado à noite.
Tanto do Centro-Oeste, quanto na região sul, devem haver registros de temporais. Uma área de baixa pressão se forma no Paraguai e favorece as nuvens de tempestade em todo o centro-sul de Mato Grosso do Sul, em Bonito, e no oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu, com risco de trovoadas e granizo na sexta-feira (18) à tarde. Até segunda-feira, o predomínio será de tempo mais firme e temperaturas amenas.
Em Rio Quente (GO), o feriado será de sol com nuvens, mas também pancadas de chuva e temperaturas próximas aos 30°C.