As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26). As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses municípios, por causa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), os exames serão aplicados nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Por ser o principal vestibular do país, o Enem costuma suscitar muitas dúvidas e expectativas, principalmente na hora da inscrição. É importante tomar alguns cuidados para evitar cair em páginas fraudulentas, que podem roubar os dados dos usuários.
Confira 6 dicas para evitar golpes na inscrição do Enem 2025:
- O processo de inscrição para o exame deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante até o dia 6 de junho de 2025.
- “Mesmo que alguns sites falsos pareçam legítimos, com nomes de instituições e logotipos ‘oficiais’, há formas de identificar fraudes”, diz Rodrigo Rocha, gerente da CG One, empresa de tecnologia focada em segurança da informação. O primeiro passo é verificar se o endereço do site começa com “https://” e se há um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura.
- Nunca clique em links recebidos por e-mails, mesmo que pareçam ser de órgãos oficiais do governo. É válido ressaltar que as inscrições para o Enem 2025 são feitas somente pela Página do Participante, site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame.
- Consultar o site oficial do Inep em caso de dúvidas é a melhor opção. Todas as orientações sobre inscrição, taxa, cronograma e demais processos estão reunidos lá. Não consulte outros sites, redes sociais ou aplicativos.
- Para quem não foi contemplado com a isenção da taxa de inscrição, é preciso pagar o valor de R$ 85 via Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU Cobrança) que é gerada na Página do Participante – e apenas dessa forma. O Inep não envia boletos ou QR Codes para pagamento via e-mail.
- É fundamental manter sempre o sistema operacional do computador atualizado e usar um software de antivírus para se proteger de ameaças que possam roubar dados pessoais.
Mais informações podem ser obtidas no edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 23 (sexta-feira).