A UHE Lajeado, operada pela Investco S.A., localizada entre os municípios de Lajeado e Miracema, no Tocantins, realiza no dia 5 de setembro, às 9h na área urbana e às 15h na área rural, um simulado de evacuação que faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O procedimento tem como objetivo garantir a funcionalidade dos equipamentos de segurança e a preparação da comunidade em caso de situações emergenciais.
O PAE prevê medidas específicas para a segurança na Zona de Autossalvamento (ZAS), uma área de 10 km localizada a jusante da usina, ou seja, na região abaixo da barragem ao longo do rio Tocantins. Nessa área, a UHE Lajeado é responsável por alertar a população e garantir que todos estejam familiarizados com os caminhos seguros para evacuação e os locais designados para abrigar as pessoas em caso de emergência.
“O simulado é essencial para treinar a comunidade e para garantir a segurança de todos. O exercício orienta os moradores para uma eventual necessidade de evacuação”, destaca Joel Parizi, Gerente Operacional de Meio Ambiente da Investco/UHE Lajeado.
Reconhecida por seus elevados padrões de segurança, a Usina Hidrelétrica Lajeado nunca registrou nenhum problema relacionado à estabilidade da barragem. A estrutura é constantemente monitorada por equipes especializadas e está em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PAE, que inclui o simulado de evacuação, com o acionamento das sirenes, faz parte do compromisso da Usina com a cultura da prevenção e a proteção das comunidades próximas.
Durante o simulado, as sirenes serão acionadas e a população precisa se deslocar pelas rotas de fuga sinalizadas para os pontos de encontro. O procedimento contará com o acompanhamento das Defesas Civis e da Polícia Militar, que estarão à disposição para esclarecimentos.
O simulado é um exercício regular, previsto no Plano de Segurança de Barragem (PSB), e serve para garantir que todos os sistemas de alerta e evacuação estejam operando corretamente. Além disso, contribui para a construção de uma cultura de prevenção na região, preparando os moradores para agir rapidamente e com segurança em situações de emergência.
Os pontos de encontro e rotas de fuga, previamente mapeados e sinalizados, servem tanto para a comunidade quanto para os funcionários da Usina e moradores das propriedades na área de risco. Eles são essenciais para que as equipes de Defesa Civil e demais agentes públicos possam realizar um atendimento rápido e eficaz. Durante o simulado, a população é orientada a parar o que estiver fazendo ao ouvir as sirenes, reunir todos os membros da família e se dirigir, a pé, pelas rotas de fuga, até o ponto de encontro, o local de abrigo mais próximo. As orientações estão sendo amplamente divulgadas por meio de veículos de comunicação, escolas, carros de som e parcerias com instituições locais. “Com esse plano, a UHE Lajeado reitera seu compromisso com a segurança e convida a comunidade a participar ativamente desses exercícios, pois a colaboração de todos é essencial para o sucesso das ações preventivas”, esclarece Joel.