quinta-feira, 6 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Universidade Federal e Fiocruz assinam carta de cooperação entre as instituições no Tocantins

Solenidade no auditório da UFT encerrou dois dias de atividades com representantes comunitários e relacionados à saúde dos territórios em Palmas

por Da Redação
19/03/2026
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Cavalari, Velozo, Maria Fabiana, Maria Santana, Silva, Mônica e Lara Cristina (E p/ D) - Foto: Samuel Lima/Sucom-UFT

Cavalari, Velozo, Maria Fabiana, Maria Santana, Silva, Mônica e Lara Cristina (E p/ D) - Foto: Samuel Lima/Sucom-UFT

CompartilharCompartilhar

Com a participação da reitora da UFT, professora Maria Santana e da diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, Maria Fabiana Damásio Passos, foi firmada na manhã desta quarta-feira (18), em solenidade no auditório da Reitoria, em Palmas, uma carta de manifestação de interesse para celebração de acordo de cooperação entre as duas instituições. Na prática, a articulação é um desdobramento do compromisso interinstitucional iniciado em 2025 e que visa fortalecer a ciência, a saúde pública regional e as políticas públicas de desenvolvimento regional.

Também participaram da solenidade, compondo mesa de abertura, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e presidente do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; o representante do Ministério da Saúde no Tocantins, José Carlos Velozo; a representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde e também representando o Conselho Municipal de Saúde de Palmas, Mônica Bandeira; o representante da Secretaria Municipal de Saúde, André Luís Nunes Cavalari; e a discente de Enfermagem, Lara Cristina Alves Xôhkwyj Krahô, presidente do Centro Acadêmico do curso.

ARTIGOSRELACIONADOS

Cmei Juscéia Garbelini lança projeto que une literatura e valorização das identidades étnico-raciais

06/08/2026

UFT realiza encontro institucional para apresentação de resultados do projeto Territórios de Desenvolvimento Social

05/08/2026

A reitora frisou a importância da parceria entre a UFT e a Fiocruz, destacando a integração com os movimentos sociais e a educação popular. “É um momento importante porque a Fiocruz tem um trabalho já consolidado em relação à discussão de doenças, a discussão da educação popular, ou seja, para que as pessoas que recebem, de fato, o que a comunidade, o que a sociedade precisa”, disse. Ela complementou afirmando ainda que “é um momento importante com a instituição que sela essa ligação entre os movimentos sociais, entre os movimentos de base e a instituição. Ou seja, é um encontro de saberes mesmo, a academia dialogando com a comunidade”.

`Para a diretora da Fiocruz, a instalação da Fundação no Tocantins visa fortalecer a atenção à saúde dos idosos e promover envelhecimento digno por meio de parcerias e ações integradas. “A parceria entre a Fiocruz e a Universidade fortalece a agenda de educação e de pesquisa na região. A Fiocruz como instituição de saúde pública vem exatamente para contribuir, por exemplo, com a extensão das ações de saúde no território, então construir essa parceria com a UFT significa juntar os nossos esforços para que a gente tenha condição, por exemplo, de desenvolver ações perto das unidades básicas de saúde, sempre fortalecendo as redes de atenção a saúde e, em especial, a qualidade dos sistemas e serviços de saúde para a população”, disse a diretora. Ela enfatizou ainda que a parceria fortalece a participação social para a promoção de saúde no território. “.Que cada vez mais a gente possa propiciar, por meio da participação social e da articulação com os trabalhadores locais, o fortalecimento da qualidade do cuidado, da promoção de cuidado da população aqui de Palmas, não só de Palmas, mas de toda a região”.

A parceria da Fiocruz é inédita no Tocantins e a terceira firmada nestes moldes na região Norte do Brasil. O intuito – conforme a diretora – é facilitar o processo de articulação com os territórios locais.

O representante do Ministério da Saúde no Tocantins destacou a importância das articulações que envolvem a mobilização social. “Essa parceria toda que está aqui representada nessa mesa e nesse auditório é importantíssima para a gente. É assim que a gente constrói política pública. E é assim que a gente melhora a vida dos cidadãos e das cidadãs que estão no território”. disse Velozo.

Resultado das oficinas

Como parte da solenidade, o assessor do Ministério da Saúde e da Fiocruz e professor aposentado da UFT, Neilton Araújo, apresentou boas-vindas aos presentes e abriu espaço para Wagner Martins, analista de gestão em saúde da Fiocruz Brasília, para que este apresentasse o resultado das oficinas realizadas desde terça-feira (17) no mesmo auditório, com a participação de representantes de comunidades periféricas de Palmas.

Martins apresentou o que foi levantado nas oficinas pelos representantes comunitários dos setores Taquari, Santa Bárbara e Lago Sul. Grupos de Trabalho apontaram e analisaram resiliências, ameaças e vulnerabilidades locais como acesso à água, pobreza e questões de gênero, para garantir que as políticas públicas não sejam “de gabinete”, mas respondam às demandas reais do território. o analista enfatizou que a partir do que foi levantado foi elaborado um mapa virtual, na Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps) com os pontos levantados; a Plataforma utiliza como re´gua os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Anterior

Instituições ofertarão mais de 1,7 mil vagas pela nota do Exato no segundo semestre de 2026; 1.075 são na UFT

Próximo

Açúcar avança em Nova York com disparada da gasolina e do etanol

Próximo
Alta do açúcar está diretamente ligada ao avanço do preço da gasolina, que impulsiona os preços do etanol — Foto: Thinkstock

Açúcar avança em Nova York com disparada da gasolina e do etanol

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Preço do suíno vivo despenca no Estado de São Paulo

06/08/2026
Tocantins

Aleto nomeia mais um procurador e 23 candidatos aprovados no concurso público

06/08/2026
Tocantins

Alexandre Guimarães reforça compromisso com os tocantinenses e defende novo tempo para o Estado

06/08/2026
Agricultura e Pecuária

Associação Novilho Precoce Tocantins avalia nova lei que amplia transparência nos leilões de animais

06/08/2026
Política

Convenção homologa candidatura de José Salomão a deputado federal pelo PT em clima de força política

06/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Unidade Penal de Araguaína é parcialmente interditada por superlotação e risco de rebelião

06/08/2026
Segurança

Menino Gustavo pode ter sido torturado antes de ser morto, diz delegado

06/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preço da soja registra nova alta no porto de Paranaguá

06/08/2026
Tocantins

Vereador Hérico Milhomens quer reativação da Feira Rural da Pedreira

06/08/2026
Miracema

Presidente Assis Moura busca serviços para beneficiar homem do campo em Miracema

06/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Unidade Penal de Araguaína é parcialmente interditada por superlotação e risco de rebelião
  • Menino Gustavo pode ter sido torturado antes de ser morto, diz delegado
  • Preço da soja registra nova alta no porto de Paranaguá

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Presos da Unidade Penal de Araguaína — Foto: Reprodução/MPTO

Unidade Penal de Araguaína é parcialmente interditada por superlotação e risco de rebelião

06/08/2026
Em coletiva de imprensa, Polícia Civil detalhou dinâmica do homicídio do menino Gustavo Veloso, de 3 anos — Foto: Stefani Cavalcante/g1 Tocantins

Menino Gustavo pode ter sido torturado antes de ser morto, diz delegado

06/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.