A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou, na quinta-feira, 05, em Colinas, um treinamento com simulação do uso de bolsa de ostomia para os profissionais do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A iniciativa coordenada pela Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD/SES-TO) contou com a parceria das empresas Benenutri e Coloplast.
O objetivo da ação foi proporcionar uma experiência prática que simula a realidade vivida pelas pessoas com estomas. A atividade foi conduzida por representantes das empresas parceiras.
Segundo a assistente social da RCPCD/SES-TO, Iris Martins, “a equipe de profissionais e gestores do CER teve a oportunidade de vivenciar e compreender de forma mais profunda os desafios enfrentados pelos pacientes com estomas. As simulações foram criadas para reproduzir o cotidiano e as dificuldades reais desses pacientes, permitindo aos participantes desenvolverem habilidades práticas essenciais para o manejo eficaz das ostomias”.
“Para a SES-TO, é essencial sensibilizar os profissionais quanto à importância de um cuidado personalizado e de uma abordagem humanizada, além de fornecer ferramentas e conhecimentos que contribuam para um atendimento de maior qualidade”, afirmou a titular da RCPCD/SES-TO, Thais Farias.