Representando o Governo do Tocantins, comitiva da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa do XIII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba na programação do 2° Fórum Brasil das Águas, realizado em João Pessoa-PB, de 5 a 9 de maio.
Na comitiva tocantinense, o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, o gerente de Hidrometeorologia, Rogério Noleto e o geógrafo da equipe de monitoramento Qualiágua da Semarh, Odair Mateus, acompanham a agenda técnica e institucional nos cinco dias do Fórum.
Na manhã desta terça-feira, 6, o membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), diretor Aldo Azevedo, participou da reunião do colegiado na programação do 2º Fórum Brasil das Águas.
Segundo Aldo Azevedo, a participação do Tocantins reforça o compromisso do Estado com a gestão integrada dos recursos hídricos. “Esse evento promove um encontro de gestores dos recursos hídricos de todo o Brasil, onde teremos a oportunidade de discutir temas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas em torno da gestão das águas, um recurso vital para o desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor.
O gerente de Hidrometeorologia, Rogério Noleto e o geógrafo da equipe de monitoramento Qualiágua da Semarh, Odair Mateus, acompanharam o painel “Os Comitês de Bacias em ação”, que reuniu representantes dos CBHs da Paraíba (CBH-PB, CBH-LS, CBH-LN e CBH-PPA), reforçando o protagonismo dos comitês como instrumentos de gestão democrática das águas.
Programação
Até o último dos cinco dias de evento do 2º Fórum Brasil das Águas, na sexta-feira, 9, a agenda tem programação com atividades simultâneas. Entre os pontos altos desta terça-feira, 6, no período matutino, além da reunião do Conselho Nacional e do painel “Os Comitês de Bacias em ação”, outro destaque desta manhã foi o debate da estrutura da Secretaria Executiva dos CBHs na Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), com participação do diretor Waldemir Fernandes de Azevedo.
À tarde, uma das atividades mais esperadas é a capacitação sobre ferramentas computacionais para o monitoramento dos Planos de Recursos Hídricos, ministrada por Mônica Amorim Gonçalves, da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo. Simultaneamente, também ocorre a Assembleia do Fórum Paraibano de CBHs, com posse de novos membros do CBH-LN e discussões sobre o regimento interno, além da Reunião do Consórcio Nordeste, que conta com a presença dos governadores dos nove estados da região, sinalizando articulações.