Em Tocantínia, a primeira Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu terça-feira, (13), no espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento teve como propósito abordar e debater os direitos daqueles que têm a idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social Sâmua Rosa, juntamente com os secretários municipais Adalton Pereira (Esportes), Antônio Luiz Campos (Educação), secretários executivos, Ana Júlia Oliveira (Sec. da Mulher), Felipe Xerente (Esportes) e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPDI) participaram.
O objetivo da pré-conferência foi promover o encontro para escuta, diálogo e construção coletiva de propostas das demandas das pessoas idosas do município.
A Conferência, cujo tema é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, foi dividida em cinco eixos: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Segundo o presidente do CMDI, Mateus Araújo, cada grupo de trabalho deliberou três propostas para cada ente federativo que foram sistematizadas e apresentadas ao público presente. De acordo com Mateus, as propostas formuladas na primeira conferência serão consolidadas e encaminhadas para a Regional.
A secretária de Assistência Social Sâmua Rosa, destacou a importância da realização da primeira pré-conferência do município para que a sociedade entenda as políticas públicas e o fortalecimento da atuação dos direitos dos idosos.
“O objetivo é fortalecer e ampliar os direitos levando propostas para a regional”, disse à reportagem do PORTAL LJ.
Após as apresentações das propostas, a comissão organizadora se reuniu para eleger os delegados que irão participar da conferência regional.
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348







