A Prefeitura de Palmas segue disponibilizando dois tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A testagem é indicada conforme o perfil do paciente, priorizando grupos específicos e garantindo a detecção precoce da infecção.
O teste de biologia molecular (RT-PCR) é recomendado para pessoas com sintomas gripais, podendo ser realizado entre o 1º e o 5º dia após o início dos sintomas. Esse exame identifica o material genético do vírus e é considerado o mais preciso para a detecção da infecção ativa.
Já o teste rápido, que pode ser feito a partir do 1º dia de sintomas, detecta a presença de antígenos ou anticorpos e segue diretrizes dos órgãos de saúde. Esse método é exclusivo para grupos prioritários, que incluem:
- Idosos
- Gestantes
- Crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias
- Portadores de comorbidades
- Profissionais da força de segurança
- Profissionais da área da saúde
- Pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que necessitam de transferência para hospitais e/ou precisam de diagnóstico imediato
- Profissionais da área educacional
Sintomas e locais de atendimento
Pessoas com sintomas gripais, como tosse seca, febre, dor de garganta, coriza e congestão nasal, devem procurar atendimento na USF de referência. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) destinam-se a casos graves, como falta de ar, dor no peito e coloração azulada nos lábios, rosto ou extremidades, que podem indicar um agravamento da doença.