Os participantes do Território Empreendedor do Vale do Araguaia encerraram nesta terça-feira, 10, o programa Líder.
O evento ocorre a partir das 8 horas, em Marianópolis, região central do Estado.
O projeto, que teve início em 2023, tem o objetivo de fortalecer as lideranças regionais e estabelecer a visão de futuro da região.
O programa, que abrangeu 16 municípios, mobilizou, qualificou e fortaleceu a integração das lideranças da gestão pública, privada e instituições do terceiro setor, como associações, institutos e consórcios.
Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae Tocantins, pontua que o programa Líder ofereceu uma metodologia inovadora, que ofertou capacitação aos líderes regionais para interagirem e promoverem o fortalecimento de seu território a partir da identidade e interesses comuns.
“Todo líder de alta performance precisa estar motivado por um propósito transformador. O Sebrae atua justamente no fortalecimento e conexão desses atores de desenvolvimento para impactar positivamente no cenário socioeconômico do Vale Araguaia. E essas lideranças levarão consigo o protagonismo, a cooperação e a certeza da importância de seu papel como agente transformador”, enfatiza.
O programa abordou temas como liderança, visão de futuro, articulação, busca de consenso e monitoramento dos compromissos públicos.
A metodologia foi estruturada em oito encontros e quatro fóruns que mobilizaram o debate social com aproximadamente 70 participantes envolvidos em todo processo.
Renata Moura, gerente do Sebrae, destaca que o projeto realizou entregas importantes durante a execução, como: criação do comitê da Bacia do Vale do Araguaia; publicação da portaria estadual reconhecendo a divisão regional do lugar; captação de recursos para realização de eventos, como a Feneva; criação da marca do território e entrega da agenda de desenvolvimento do Vale do Araguaia, com seis eixos que nortearão a próxima fase do projeto.
“Essa agenda traz a prioridade em vários aspectos que irão melhorar o desenvolvimento social e econômico da região, atraindo mais investimentos e olhares para os municípios do Vale”, aposta a gerente.
Entenda a jornada
Após a seleção de um território para receber essa estratégia de desenvolvimento, iniciou-se a primeira etapa – Nosso Território. Respeitando a dinâmica já existente no local.
A partir disso foi realizado um seminário com a participação do Sebrae, instituições parceiras convidadas e representantes locais.
O objetivo é permitir que as instituições apresentassem o seu histórico de atuação.
A segunda etapa, chamada Conexões e Horizontes, foi o momento para mobilizar lideranças voluntárias, visionar um futuro desejado e definir uma Agenda de Desenvolvimento Local, por meio da metodologia Líder, mas também ir além, com a definição de uma identidade local e a construção de um planejamento de comunicação e relacionamento do território.
Por último, na terceira etapa – Transformação, o projeto priorizou e conectou a estratégia com os parceiros e executar a Agenda de Desenvolvimento, por meio de ciclos anuais de planejamento e execução.
Para isso, primeiramente, é são definidas os projetos e ações prioritárias.
Em seguida, é realizado um seminário com a presença do Sebrae e de parceiros, para que conheçam as ações priorizadas e identifiquem suas possibilidades de contribuição.
Ainda como próximo desafio, os participantes entram na fase do transbordamento, que é o monitoramento e execução da agenda de desenvolvimento do Vale do Araguaia.
(Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)