A primeira semana de novembro começou com fortes chuvas que atingem grande parte do centro-sul do Brasil. Para esta segunda-feira (3/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial de tempestade” desde o Paraná, passando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste e chegando ao Norte do país.
De acordo com o órgão, o volume de chuva pode chegar aos 50 mm em todas essas regiões, além dos ventos de até 60 km/h. Em uma região específica (entre o sul de Minas, o centro-sul fluminense e boa parte do estado de São Paulo), o alerta é mais intenso, de “perigo de tempestade”, podendo receber até 100 mm de chuva.
Segundo o portal Climatempo, a expectativa dos meteorologistas é de que novembro traga muita chuva para grande parte do país. A previsão, em partes, se deve ao fenômeno La Niña, que já atua no oceano Pacífico e “facilita a passagem de frentes frias pelo Sul e Sudeste do Brasil”.
Na Região Sudeste, para esta segunda, a previsão de chuva vem acompanhada de altas temperaturas, com máxima de 31ºC em Vitória, 30ºC no Rio, 29ºC em Belo Horizonte e 28ºC em São Paulo. No Sul, há previsão de pancadas de chuva isoladas nas três capitais, todas com máxima de 23ºC nesta segunda.Play Video
Única região sem previsão de chuva para esta segunda, o Nordeste terá calor em todas as capitais, com destaque para os 37ºC que podem ser registrados em Teresina. Recife e Salvador não devem passar dos 30ºC, e Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió e Natal terão máxima de 31ºC.
No Norte do país, a tendência é de chuva e altas temperaturas, com Belém podendo chegar aos 35ºC, abaixo apenas dos 37ºC previstos para Boa Vista. Manaus deve chegar aos 32ºC, pouco abaixo dos 33ºC de máxima previstos para Cuiabá, Campo Grande e Goiânia, no Centro-Oeste.







