sexta-feira, 14 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

SSP/TO e Secretaria da Mulher capacitam profissionais que atuam em bares e restaurantes para agirem em casos de violência 

Workshop é realizado na Escola Superior de Polícia

Ascom por Ascom
27/03/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Cinquenta alunos, entre profissionais que trabalham com eventos, em bares, restaurantes ou casas noturnas receberam, nesta manhã de terça-feira, 26, uma capacitação sobre o protocolo “Não é não”. O evento acontece na Escola Superior de Polícia (Espol) e é   realizado pela Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Outra turma de alunos receberá a capacitação no período da tarde. 

Durante a abertura, o secretário da Segurança Pública Wlademir Mota Oliveira reforçou a importância de capacitar esse público para lidar com situações que envolvem violência contra a mulher. “Essa ação começa hoje, mas nosso projeto é levar para todos os municípios do Estado para que cada estabelecimento tenha pelo menos uma pessoa qualificada para atender ao protocolo. Nós não podemos mais permitir esse tipo de violência, não importa o lugar”, destacou o secretário.

ARTIGOSRELACIONADOS

O indivíduo foi preso nas proximidades do local do roubo - Foto: Ascom PMTO

PMTO prende homem por roubo em Araguaçu

14/11/2025
Etapa de Gurupi contou com a participação de 1.500 atletas. - Foto: Ascom PMTO

Stive’s Race 2025 bate recorde e se consolida como a maior corrida rústica militar do Norte do País

14/11/2025

A secretária da Mulher Berenice Barbosa destacou a importância das parcerias para o enfrentamento à violência. “O Governo do Tocantins está junto, porque sozinho não trabalhamos. O governador Wanderlei Barbosa sempre fala: precisamos sair de nossas caixas, trabalhar de forma transversal, buscar apoio e parcerias e é exatamente isso, precisamos nos unir para que nossas mulheres sejam protegidas, cuidadas e amadas. A partir de agora seremos ainda maiores porque vamos multiplicar os saberes”, afirmou. 

Para Wilanildo de Almeida Pinheiro, presidente da Abrasel Tocantins, o workshop vai auxiliar na prática diária dos estabelecimentos. “Além de estar cumprindo a lei, vamos estar cumprindo nosso papel social de proteger as mulheres e de fazer o que deve ser feito. Esse momento é muito importante para que as pessoas sejam orientadas e saibam como agir. Tenho certeza que terá um ótimo resultado”, avaliou. 

Quem também ficou contente com a oportunidade de capacitação foi Ciro Soares, gerente de um restaurante da Capital. “É muito importante essa capacitação, pois a mulher tem que ser respeitada em qualquer local que ela for. Agora a gente vai ficar ainda mais preparado para saber cumprir a lei”, disse. 

Protocolo Não é Não 

A lei visa prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows.

Nos estabelecimentos deve haver pelo menos uma pessoa qualificada para atender ao protocolo. Em locais visíveis, também devem ter os telefones da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180).

A lei define como constrangimento qualquer insistência, física ou verbal, sofrida pela mulher depois de manifestar a sua discordância com a interação. Já a violência é caracterizada como o uso da força, resultando em lesão, morte e dano psicológico, entre outros, conforme a legislação penal.

Programação

Durante o workshop o público será informado sobre aspectos gerais da lei e sua aplicabilidade; procedimentos a serem realizados em constatação da situação de constrangimento e violência contra a mulher; apresentação das medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos e seus colaboradores, entre outros.

As facilitadoras do evento são: Pollyana Lopes Assunção – Defensora Pública Estadual; Cinthia Paula de Lima – Delegada de Polícia Civil;  Isabelle Rocha Valença Figueiredo – Promotora de Justiça do MPE; Major Flávia Roberta Pereira de Oliveira – Patrulha Maria da Penha; Sarah Lilian de Souza Rezende – Delegada da Mulher. 

Anterior

Governo do Tocantins finaliza entrega de notebooks do PROFE Digital nas Regionais de Educação de Araguatins e Tocantinópolis

Próximo

Tocantins participa de seminário para o controle da hanseníase

Próximo

Tocantins participa de seminário para o controle da hanseníase

LEIA TAMBÉM

Segurança

Stive’s Race 2025 bate recorde e se consolida como a maior corrida rústica militar do Norte do País

14/11/2025
Segurança

Ação conjunta entre PMTO e Polícia Civil desarticula esquema de tráfico e apreende mais de 3,6 kg de cocaína, armas e munições em Pedro Afonso e Santa Maria

14/11/2025
Palmas

Palmas sedia XX Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Norte com foco no combate ao crime organizado e na união da categoria

14/11/2025
Saúde

Anvisa determina recolhimento de suplemento após reações graves

14/11/2025
Saúde

Anvisa suspende 4 marcas de glitters usados em doces. Veja a lista

14/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Brasil e EUA negociam acordo provisório para sobretaxas

14/11/2025
Agricultura e Pecuária

Cacau cai 6% na abertura da bolsa de Nova York

14/11/2025
Agricultura e Pecuária

Preços dos ovos caem nas regiões produtoras brasileiras

14/11/2025
Educação

UFT inicia nova gestão com solenidade de posse da reitora Maria Santana e do vice-reitor Marcelo Leineker

14/11/2025
Educação

Governo do Tocantins investe R$ 23,7 milhões para valorizar profissionais da educação com o Prêmio Ideb Mais 2025

14/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Brasil e EUA negociam acordo provisório para sobretaxas
  • Cacau cai 6% na abertura da bolsa de Nova York
  • Preços dos ovos caem nas regiões produtoras brasileiras

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio — Foto: Reprodução

Brasil e EUA negociam acordo provisório para sobretaxas

14/11/2025
Condições climáticas seguem favoráveis para os cacaueiros na Costa do Marfim, o que alimenta a perspectiva de maior oferta — Foto: Nestlé/Divulgação

Cacau cai 6% na abertura da bolsa de Nova York

14/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.