A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), segue fortalecendo a política de qualificação profissional no Tocantins e ampliando as oportunidades para trabalhadores que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Entre as ações ofertadas, está o curso “Trabalhador na Operação de Drone – Mapeamento Aéreo na Agropecuária”, previsto no Plano Instrucional elaborado pelo Senar Tocantins.
A capacitação, de 40 horas, prepara os participantes para atuar como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão, uma área em crescente expansão no estado.
A primeira turma foi capacitada de 17 a 21 de novembro, e a segunda turma acontecerá de 1º a 5 de dezembro, já com a capacidade completa. Devido a grande procura, novas turmas serão formadas a partir de janeiro de 2026.
Para a secretária da Setas, Ana Carina Souto, promover cursos como este é fortalecer o compromisso do Governo do Tocantins com a empregabilidade, a inovação e o desenvolvimento regional: “As ações do Sine unem tecnologia, capacitação e mercado, permitindo que trabalhadores tenham acesso a formação de qualidade e possam disputar vagas em setores cada vez mais competitivos e especializados”.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo inclui desde introdução aos drones, legislação e segurança operacional, até prática de pilotagem, planejamento de voo, mapeamento aéreo e processamento de imagens.
O aluno Advaldo Nunes disse que o curso de Drone é inovador e o Sine está trazendo uma capacitação de grande importância: “Eu não tinha nenhum conhecimento do assunto e saio daqui com bastante conhecimento e novas perspectivas”.
A formação integra teoria e prática, garantindo que o aluno conclua o curso apto a operar equipamentos e utilizar tecnologias essenciais para o agronegócio moderno.
A Gerente de Capacitação, Qualificação e Gestão das Unidades do Sine, Shárina Passos, ressaltou que “com iniciativas como essa, a Setas reafirma seu papel de fomentar oportunidades, ampliar a renda e impulsionar o futuro profissional dos tocantinenses”.






