Visando formular propostas para aprimorar as condições de trabalho, bem-estar e o bom atendimento à população nos serviços de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO) trabalham na articulação e mobilização das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS) e Conselhos Municipais de Saúde para a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CEGTES).
Além dos encontros que ocorrem desde 08 de janeiro em Palmas, membros da comissão organizadora da 2ª CEGTES realizam reuniões e visitas aos municípios do Estado que sediarão as etapas regionais. No período de 29 de janeiro a 01 de fevereiro as visitas acontecem em Augustinópolis e Araguaína para discutir e articular a promoção do evento.
“Essa mobilização visa estruturar ações programáticas relacionadas à gestão do trabalho e à formação de profissionais de saúde em seus territórios, tendo em vista a conquista da qualidade dos processos de formação de profissionais trabalhadores da saúde e a democratização das relações de trabalho, a negociação coletiva e a defesa do trabalho digno e decente visando o desenvolvimento do trabalho e dos trabalhadores da saúde para o fortalecimento do SUS”, destacou a diretora da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), Ray Fortaleza.
O presidente do CES-TO, Mario Benício, relatou que, “estivemos fazendo a visita ao hospital de Augustinópolis, referência na região do Bico do Papagaio e aproveitando para convidar os servidores para que possam estar conosco na etapa regional, que vai acontecer aqui no dia 2 de abril. Nós estamos trabalhando uma conferência de gestão, saúde e educação. Porque para que tenhamos um SUS de qualidade é preciso que tenhamos profissionais de primeira linha e motivados para trabalhar, esse é o nosso objetivo”.
Cronograma
As etapas regionais da 2ª CEGTES acontecem nos municípios de Augustinópolis, no dia 02 de abril; Araguaína, 04 de abril; Gurupi, em 09 de abril e Palmas, no dia 10 de abril, com a finalidade de formação dos futuros e atuais trabalhadores do SUS e escolha de representantes, para participar da etapa estadual, que será realizada nos dias 11 e 12 de junho, em Palmas.
A etapa nacional está prevista para ocorrer em Brasília, de 19 a 22 de novembro, com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer’.
Comentários sobre este post