domingo, 28 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

SES-TO discute o Gerenciamento de Resíduos sólidos nas unidades Hospitalares

O encontro visa o fortalecimento das ações adotadas nas unidades hospitalares

por Ascom
29/01/2026
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
A comissão visa fortalecer o nosso trabalho com a participação dos representantes de cada unidade hospitalar que irão compor a comissão

A comissão visa fortalecer o nosso trabalho com a participação dos representantes de cada unidade hospitalar que irão compor a comissão

CompartilharCompartilhar

Com objetivo de fortalecer as ações adotadas nas unidades hospitalares, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu, nesta quarta-feira, 28, profissionais da área para discutir o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. O encontro coordenado pela Gerência de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS) contou com a participação dos integrantes da Comissão de Resíduos das unidades.

“Os resíduos são importantes e têm que ser gerenciados de forma adequada. A comissão vem para fortalecer o nosso trabalho com a participação dos representantes de cada unidade hospitalar. A comissão irá contribuir para a organização e efetivação do gerenciamento dos resíduos, promovendo maior cuidado com o meio ambiente, com os pacientes e com a otimização dos recursos e custos das unidades”, explica a Gerente de resíduos sólidos, Raquel Cristiane Amaral Vaz.

ARTIGOSRELACIONADOS

mrs/Getty Images

Aleniglipron: novo GLP-1 oral reduz até 12% do peso em 36 semanas

27/06/2026
Roger Harris/Science Photo Library/Getty Images

Infecção por Salmonella pode causar intoxicação grave e até a morte

27/06/2026

A presidente da Comissão de Resíduos Sólidos, a advogada Sheylla Nascimento, que atua no Hospital Regional de Gurupi, enfatiza a importância da Comissão. “A reunião representa um momento importante de alinhamento e integração entre as instituições. Ela ajuda a organizar o trabalho, padronizar as práticas e melhorar os fluxos no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. Com essa iniciativa, fortalecemos a gestão pública, garantimos o cumprimento da legislação e conseguimos mais eficiência, transparência e melhores resultados nas unidades de saúde”, afirmou.

Comissão

A Comissão da Gerência de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS) será estruturada e oficializada com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) conforme à legislação sanitária e ambiental vigente, incluindo a Lei Nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Resolução RDC ANVISA Nº 222/2018, a Resolução CONAMA Nº 358/2005 e a Portaria Nº 648/SESA/GASEC.

A Portaria Nº 648/SESA/GASEC, em seu art. 5º, determina que cada unidade geradora de RSS deve constituir e manter uma Comissão Interna de Gerenciamento de Resíduos, responsável pela definição, coordenação e acompanhamento das ações de implantação, implementação e manutenção do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

A efetivação desta Comissão representa etapa essencial para aprimorar a governança interna, assegurar o cumprimento das normativas aplicáveis e fortalecer a gestão integrada dos resíduos em todas as unidades hospitalares sob responsabilidades da SES.

Ações efetivadas

Em 2025, a equipe técnica da GRSS desenvolveu diversas ações de apoio às Unidades Geradoras de Resíduos, entre elas a realização de visitas técnicas e verificação das condições de gerenciamento dos resíduos nos Estabelecimentos de Saúde, com emissão de relatórios técnicos referentes às seguintes unidades: HGP, HRPT, CAPS II, Polo de Imunização e SVO de Araguaína, Hospital Regional de Xambioá e HRG (Gurupi); orientações quanto à correta segregação dos resíduos; instruções sobre o uso adequado dos abrigos externos de resíduos; dimensionamento da quantidade de lixeiras necessárias para o Hospital Geral de Palmas (HGP); participação em blitz educativa no HGP.

E em parceria com a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), aprovou o projeto do Curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, direcionado às unidades geradoras vinculadas à SES/TO. O projeto, com vigência até 2027, visa fortalecer a qualificação permanente dos profissionais envolvidos no manejo desses resíduos, promovendo maior eficiência, segurança sanitária e conformidade ambiental.

Anterior

Prefeito Eduardo Siqueira autoriza construção de duas pontes em concreto no setor Morada do Sol

Próximo

Prefeitura de Miracema adquire 25 lixeiras tipo container para reforçar a limpeza urbana

Próximo

Prefeitura de Miracema adquire 25 lixeiras tipo container para reforçar a limpeza urbana

LEIA TAMBÉM

Educação

Em parceria com a Embaixada da China, UFT abre vagas para curso de Língua Chinesa

27/06/2026
Brasil

Brasil envia 2º voo da FAB com ajuda humanitária à Venezuela

27/06/2026
Brasil

Clima: friozinho se mantém no Sul; temperaturas sobem no resto do país

27/06/2026
Entretenimento

Show celebra os 80 anos de Belchior com Marisa Orth em Brasília

27/06/2026
Entretenimento

Shakira é criticada por versão de Dai Dai com Léo Santana e Filipe Ret

27/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais

27/06/2026
Tocantins

Iratã Abreu defende tecnologia e turismo em giros por municípios do Tocantins

27/06/2026
Tocantins

Cínthia Ribeiro participa da Caravana do PSDB Mulher com lideranças em Porto Nacional

27/06/2026
Tocantins

OAB-TO aprova medida contra lei que proíbe cirurgia de transição no Servir

27/06/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra Operação Vital contra organização criminosa investigada por esquema milionário de sonegação fiscal no Tocantins

27/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais
  • Iratã Abreu defende tecnologia e turismo em giros por municípios do Tocantins
  • Cínthia Ribeiro participa da Caravana do PSDB Mulher com lideranças em Porto Nacional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Divulgação/CRMV-TO

CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais

27/06/2026
Crédito: Divulgação/Ascom Iratã Abreu

Iratã Abreu defende tecnologia e turismo em giros por municípios do Tocantins

27/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.