Cleide Veloso/Governo do Tocantins
O governo do Tocantins promoveu uma ação integrada interinstitucional que garantiu serviços públicos estaduais para o povo Javaé da aldeia Txuiri/Porto Piauí, na Ilha do Bananal. A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) participou neste sábado, 10, do apoio às ações integradas na aldeia, localizada no município de Formoso do Araguaia. A iniciativa reuniu diversos órgãos estaduais e municipais com o objetivo de fortalecer políticas públicas e garantir atendimento direto ao povo Javaé da aldeia.
Representando o secretário Ercivaldo Xerente, o diretor de Proteção aos Povos Originários na Sepot, Paulo André Ixati, reafirmou que “o governo do Tocantins, não mede esforços para atender as necessidades dos territórios e é muito importante a presença do Estado e essa parceria com os povos e comunidades, pois traz o conhecimento e garante o acesso à direitos e serviços importantes para essas populações”, destacou o diretor.
Na ocasião, o cacique da aldeia Txuiri, Cleiton Javaé, considerou que, “a ação é vista com muitos bons olhos, pois traz serviços que tratam da violência doméstica, uso de drogas, suicídio, além de estar sendo ofertada alguns serviços de saúde. Então isso é muito positivo para nossa comunidade e quero parabenizar os órgãos, o governo do Tocantins e a todos os envolvidos nesta ação”, afirmou o cacique.
Os representantes dos órgãos estaduais e municipais presentes na ação também destacaram a importância da ação e a disponibilidade para estar atendendo as demandas das comunidades na abertura do evento.
A programação contou com atividades de Educação Ambiental, Educação de Trânsito e oficinas de prevenção ao uso de drogas, conduzidas pelo Proerd, além da Oficina Patrulha Maria da Penha, com foco no enfrentamento à violência doméstica — todas promovidas pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
Foram ainda oferecidos serviços essenciais como emissão de Carteira de Identidade pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), vacinação e imunização em parceria entre Sesau, Sesai e Prefeitura Municipal, além de atendimento odontológico realizado pela PMTO. A Prefeitura de Formoso do Araguaia também garantiu apoio à iniciativa.
As crianças da comunidade se encantaram com a exposição de animais silvestres empalhados, se divertiram no evento, teve ainda uma apresentação cultural de dança, concluindo a cerimônia de boas-vindas.
A presença da Sepot reforça o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento cultural e a proteção dos povos originários do Estado.





