terça-feira, 4 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Seminário de Educação em Direitos Humanos reúne educadores para discutir diversas formas de violência  

Com o tema "As violências, suas interseccionalidades e a realidade do Tocantins", o evento contará com representantes de diversas entidades sociais e pesquisadores

por Ascom
29/08/2024
em Educação
Tempo de leitura: 2 minutos
A A
Estadual de Educação em Direitos Humanos é responsável por promover o seminário Crédito: Seduc/Governo do Tocantins

Estadual de Educação em Direitos Humanos é responsável por promover o seminário Crédito: Seduc/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Acontece nesta quinta-feira, 29, a realização do Seminário Educação em Direitos Humanos, que está sendo realizado pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. O evento será realizado no formato híbrido: presencial, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, e on-line, para os participantes que optarem por essa modalidade. A abertura oficial ocorre às 8h30.

As inscrições estão sendo realizadas no site da Unitins https://www.unitins.br/Eventos/Inscricao/1952, tanto na modalidade presencial como na on-line. A transmissão on-line acontecerá por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/live/1PMvHn2wQng?si=Y7sXv1Nw_D81RJDD.

ARTIGOSRELACIONADOS

No dia 30 de julho foi realizada uma transmissão ao vivo para orientar os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) sobre o novo fluxo eletrônico do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC-PCCTAE), implantado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Durante a live, foram apresentados o passo a passo para submissão dos processos, as orientações para elaboração do memorial e os procedimentos previstos na nova regulamentação. A programação também contou com um espaço para perguntas e respostas, permitindo o esclarecimento das principais dúvidas dos servidores. A gravação da transmissão está disponível no canal oficial da UFT no YouTube. Trabalho conjunto A disponibilização do sistema é resultado de um esforço conjunto da Gestão Superior da UFT, da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAD) e da Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE). Nas últimas semanas, as equipes atuaram na estruturação da infraestrutura técnica e normativa necessária para implantação do processo eletrônico, incluindo a parametrização dos módulos no SUAP, a validação dos critérios de pontuação em conformidade com a legislação federal e a definição de um fluxo totalmente digital para análise das solicitações. O trabalho permitiu que a plataforma fosse disponibilizada para o início das submissões e envio dos memoriais a partir desta segunda-feira, 3 de agosto. O que é o RSC? O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um mecanismo de valorização dos servidores técnico-administrativos em educação que reconhece a experiência profissional, os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e as competências desenvolvidas no exercício das atividades institucionais. Na prática, o RSC possibilita que esses saberes sejam reconhecidos para fins de percepção de adicional financeiro equivalente ao Incentivo à Qualificação (IQ), mesmo quando o servidor não possui formalmente a titulação correspondente. Base legal O direito ao Reconhecimento de Saberes e Competências foi instituído pela Lei nº 15.367/2026, que alterou a estrutura da carreira dos técnico-administrativos em educação. Posteriormente, o Decreto nº 13.048/2026 estabeleceu os critérios gerais de avaliação, pontuação e procedimentos para implementação do RSC nas instituições federais de ensino. Além de reconhecer a trajetória profissional dos servidores, o RSC incentiva a participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, fortalecendo o desenvolvimento institucional e valorizando a experiência construída no cotidiano da Universidade.

Novo sistema do RSC entra em funcionamento na UFT com processo 100% digital

03/08/2026
As cerimônias de colação de grau 2026/2 marcam a conclusão dessa etapa da formação universitária de estudantes de diferentes áreas do conhecimento ( Foto: Daniel Santos )

Colações de grau 2026/2 têm datas definidas nos câmpus da Universidade

03/08/2026

O seminário tem o objetivo de ser um instrumento para fortalecer o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e reforçar as diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista a construção de uma cultura de paz e de respeito, por meio de atividades didáticas na educação básica.

O seminário é destinado a gestores escolares, professores, estudantes, servidores públicos, lideranças de movimentos sociais, sindicais e comunitárias e representantes dos conselhos de controle social e profissional.

O primeiro tema será “Educação para a cultura dos Direitos Humanos e da Paz”, que será coordenado pelo professor João Luiz Moura de Sá, coordenador-geral da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O professor João Luiz tem formação na área de Ciências da Religião, do Direito e em Educação. E atualmente integra vários grupos de pesquisas, entre eles “Estado e Direito no pensamento social brasileiro”, sob a coordenação do professor doutor Silvio Almeida.

A segunda palestra “As violências no âmbito doméstico e suas interseccionalidades” será coordenada por Graziela Tavares de Souza Reis, professora do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins.

No período da tarde, acontece uma mesa-redonda sobre a “Violência doméstica e a realidade do Tocantins”, com representantes das entidades ligadas à proteção da criança e do adolescente, idosos, diversidade sexual, gênero e raça.

O seminário é uma ação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Anterior

Defesa agropecuária será debatida em Dia de Campo da Adapec em Pedro Afonso

Próximo

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado pelo crime de tráfico de drogas em São Miguel do Tocantins

Próximo

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado pelo crime de tráfico de drogas em São Miguel do Tocantins

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Onda de calor ameaça lavouras de milho, arroz e algodão na China, diz agência

03/08/2026
Entretenimento

Edson Gomes está “estável” após internação na Bahia, diz equipe

03/08/2026
Entretenimento

Caso Mércia Nakashima vai virar enredo de livro. Relembre o crime

03/08/2026
Entretenimento

Quem é Nick Frazão, influencer presa acusada de roubo no Rio

03/08/2026
Entretenimento

Xuxa se revolta com falas sobre mulheres não poderem votar: “Absurdo”

03/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Economia

Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa

03/08/2026
Economia

Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira

03/08/2026
Economia

Focus: mercado projeta Selic a 13,75% até fim de 2026 e inflação menor

03/08/2026
Agricultura e Pecuária

Soja e milho caem em Chicago pressionados pela queda do petróleo

03/08/2026
Agricultura e Pecuária

Em julho, preços do milho subiram no Brasil

03/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa
  • Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira
  • Focus: mercado projeta Selic a 13,75% até fim de 2026 e inflação menor

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Thomas White/Reuters

Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa

03/08/2026
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira

03/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.