segunda-feira, 3 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Semed promove encontro formativo do Ciclo Sequencial da Alfabetização

por Ascom
11/06/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Teve início na manhã desta segunda-feira, 10, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, o 1º Encontro Formativo do Ciclo Sequencial da Alfabetização, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO).

O evento formativo é destinado a todos os professores e supervisores pedagógicos que atuam no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Capital e faz parte das ações o Programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada, que visa alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios.

ARTIGOSRELACIONADOS

No dia 30 de julho foi realizada uma transmissão ao vivo para orientar os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) sobre o novo fluxo eletrônico do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC-PCCTAE), implantado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Durante a live, foram apresentados o passo a passo para submissão dos processos, as orientações para elaboração do memorial e os procedimentos previstos na nova regulamentação. A programação também contou com um espaço para perguntas e respostas, permitindo o esclarecimento das principais dúvidas dos servidores. A gravação da transmissão está disponível no canal oficial da UFT no YouTube. Trabalho conjunto A disponibilização do sistema é resultado de um esforço conjunto da Gestão Superior da UFT, da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAD) e da Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE). Nas últimas semanas, as equipes atuaram na estruturação da infraestrutura técnica e normativa necessária para implantação do processo eletrônico, incluindo a parametrização dos módulos no SUAP, a validação dos critérios de pontuação em conformidade com a legislação federal e a definição de um fluxo totalmente digital para análise das solicitações. O trabalho permitiu que a plataforma fosse disponibilizada para o início das submissões e envio dos memoriais a partir desta segunda-feira, 3 de agosto. O que é o RSC? O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um mecanismo de valorização dos servidores técnico-administrativos em educação que reconhece a experiência profissional, os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e as competências desenvolvidas no exercício das atividades institucionais. Na prática, o RSC possibilita que esses saberes sejam reconhecidos para fins de percepção de adicional financeiro equivalente ao Incentivo à Qualificação (IQ), mesmo quando o servidor não possui formalmente a titulação correspondente. Base legal O direito ao Reconhecimento de Saberes e Competências foi instituído pela Lei nº 15.367/2026, que alterou a estrutura da carreira dos técnico-administrativos em educação. Posteriormente, o Decreto nº 13.048/2026 estabeleceu os critérios gerais de avaliação, pontuação e procedimentos para implementação do RSC nas instituições federais de ensino. Além de reconhecer a trajetória profissional dos servidores, o RSC incentiva a participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, fortalecendo o desenvolvimento institucional e valorizando a experiência construída no cotidiano da Universidade.

Novo sistema do RSC entra em funcionamento na UFT com processo 100% digital

03/08/2026
As cerimônias de colação de grau 2026/2 marcam a conclusão dessa etapa da formação universitária de estudantes de diferentes áreas do conhecimento ( Foto: Daniel Santos )

Colações de grau 2026/2 têm datas definidas nos câmpus da Universidade

03/08/2026

Conforme a programação, a capacitação deste primeiro dia de encontro tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento pedagógico dos profissionais que atuam nas turmas de 1º ano. Durante a manhã, os profissionais participaram de diversas atividades envolvendo a temática Alfabetização e Letramento. O Programa Alfabetiza Mais Tocantins foi apresentado pela Articuladora Regional, Cléia Gomes. Na sequência, as professoras Fátima Borges e Graça Alves falaram sobre o papel do currículo e sua função pedagógica e social no ciclo sequencial da alfabetização. A formação para os profissionais que atuam no 2º ano do ensino fundamental acontece nesta terça-feira, 11.

As atividades práticas deste primeiro dia de capacitação, mediadas pelos professores formadores, acontecem no campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e serão realizadas por meio de estações temáticas envolvendo atividades didáticas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza.

O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, esteve no local para acolher a todos os participantes e desejar um bom encontro formativo. “Juntos estamos construindo um futuro promissor para nossas crianças, garantindo que elas sejam alfabetizadas no tempo certo e tenham as habilidades necessárias para uma vida acadêmica plena”, afirmou.

Presente no encontro, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), Luiza Brasileiro, destacou que todos os municípios tocantinenses estão empenhados nessa causa da alfabetização e de promover o cumprimento do que pede o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. “A maioria das redes de ensino já estão desenvolvendo suas formações e Palmas, que já é referência em Educação, está empenhada na consolidação desse trabalho, de promover a alfabetização e garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo, até o final do segundo ano do Ensino Fundamental”, destacou.

Alfabetiza Mais Tocantins 

O Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada visa alfabetizar na idade certa todas as crianças das escolas públicas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Com a meta de atender 78 mil estudantes dos 139 municípios e investimento de R$ 8 milhões, o programa inclui formação para professores, entrega de materiais e reconhecimento das boas práticas pedagógicas.

Anterior

Amélio Cayres destina R$ 150 mil para aniversário de Santa Maria do Tocantins e participa da cavalgada municipal

Próximo

Polícia Civil deflagra ação de combate a roubo de carga e prende três homens no Distrito de Luzimangues 

Próximo
Homens suspeitos de tentar caminhão de cigarros são presos após ação da Polícia Civil

Polícia Civil deflagra ação de combate a roubo de carga e prende três homens no Distrito de Luzimangues 

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Onda de calor ameaça lavouras de milho, arroz e algodão na China, diz agência

03/08/2026
Entretenimento

Edson Gomes está “estável” após internação na Bahia, diz equipe

03/08/2026
Entretenimento

Caso Mércia Nakashima vai virar enredo de livro. Relembre o crime

03/08/2026
Entretenimento

Quem é Nick Frazão, influencer presa acusada de roubo no Rio

03/08/2026
Entretenimento

Xuxa se revolta com falas sobre mulheres não poderem votar: “Absurdo”

03/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Economia

Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa

03/08/2026
Economia

Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira

03/08/2026
Economia

Focus: mercado projeta Selic a 13,75% até fim de 2026 e inflação menor

03/08/2026
Agricultura e Pecuária

Soja e milho caem em Chicago pressionados pela queda do petróleo

03/08/2026
Agricultura e Pecuária

Em julho, preços do milho subiram no Brasil

03/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa
  • Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira
  • Focus: mercado projeta Selic a 13,75% até fim de 2026 e inflação menor

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Thomas White/Reuters

Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa

03/08/2026
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira

03/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.