A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) tem intensificado seus esforços na valorização e no cuidado com a saúde integral dos profissionais da Polícia Civil. Sob a coordenação da Gerência de Valorização do Policial Civil (GVPC), a SSP/TO está promovendo o Projeto Saúde em Foco, uma iniciativa dedicada à valorização da vida e à promoção do bem-estar e prevenção de doenças.
Durante o mês de setembro, em alinhamento com o Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, o Projeto Saúde em Foco oferece uma série de palestras e atividades voltadas à promoção da saúde e do bem-estar. A GVPC tem visitado diversas Delegacias Regionais, recebendo uma resposta positiva dos servidores. As palestras abordam desde a origem e o avanço das doenças até os desafios enfrentados pelos policiais ao equilibrar suas múltiplas funções.
A psicóloga e gerente do projeto, Leni Barbosa, ressalta a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é proporcionar aos policiais civis ferramentas práticas e conhecimento para que possam cuidar melhor de sua saúde emocional e física. Muitas vezes, o equilíbrio entre as demandas do trabalho e a vida pessoal pode ser desafiador. Por isso, é essencial que eles se sintam apoiados e saibam que pequenos cuidados diários podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida”, destaca.
O projeto também fornece ferramentas para o autocuidado e a identificação de fatores que possam desestabilizar o emocional dos servidores. Ao final de cada encontro, são distribuídos panfletos com orientações sobre promoção da qualidade de vida e informações de contato da GVPC, facilitando o acesso dos servidores aos serviços oferecidos pela gerência.
A iniciativa conta com o apoio da Gestão da SSP/TO, que está comprometida com a valorização profissional e a promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores. Além de Leni Barbosa, a equipe do Projeto Saúde em Foco é composta por Mykaelle Sousa, psicóloga, e Oseni Teixeira, assistente social.