O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participou ativamente das ações do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), em parceria com 17 instituições públicas e privadas. A segunda fase da iniciativa foi concluída no último sábado, 18, em Araguaína. A iniciativa tem como objetivo mobilizar gestores e fortalecer políticas públicas voltadas à valorização, proteção e desenvolvimento integral das crianças tocantinenses.
Durante os encontros regionais, a Seduc teve participação expressiva nas atividades formativas, apresentando o programa Alfabetiza Mais Tocantins, que integra o Profe nos Municípios, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação do Estado do Tocantins (PROFE). O objetivo do programa é garantir o direito à alfabetização na idade certa, fortalecendo o trabalho pedagógico das redes municipais.
Ao todo, a Secretaria atendeu mais de 50 municípios em seis polos e alcançou mais de 200 pessoas, entre gestores municipais, secretários de educação, professores, diretores, formadores e técnicos das secretarias de educação
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, enfatizou que o Governo do Tocantins, mantém o compromisso de investir em estratégias que fortalecem a alfabetização e a educação infantil em todo o Estado, reafirmando a educação como prioridade para o futuro do Tocantins.
“A educação é o alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária, e é justamente na primeira infância que se constroem as bases do aprendizado, da socialização e da cidadania. Por isso, em estreita parceria com o TCE e com os municípios, estamos trabalhando para fortalecer a educação infantil, garantindo que cada criança inicie a vida escolar com segurança, conhecimento, desenvolvimento integral e oportunidades iguais de crescimento e aprendizagem ao longo de toda a sua trajetória”, enfatizou o titular da Seduc.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, destacou a importância do diálogo com as gestões locais. “O Alfabetiza Mais Tocantins tem contribuído de forma significativa para que os municípios possam aprimorar suas práticas de alfabetização, oferecendo suporte técnico, formação continuada e acompanhamento pedagógico”, explicou Francinete.
Parcerias fortalecem o trabalho dos municípios
Prefeitos e secretários municipais reconheceram a relevância das ações promovidas pelo Governo do Tocantins, no apoio às gestões locais. A prefeita de Itaporã, Kéia Caponi, participou do encontro realizado em Guaraí e ressaltou a importância das parcerias para a proteção das crianças. “É necessária a parceria entre os órgãos para reforçar o trabalho de proteção e cuidados com a primeira infância. Dessa forma, podemos garantir uma sociedade mais justa e igualitária, com cidadãos preparados, visto que a responsabilidade para com as crianças é de todos os cidadãos”, pontuou.
A secretária de Educação de Chapada da Natividade, Edinalda Alves, também destacou os resultados positivos do programa. “O Alfabetiza Mais Tocantins tem sido essencial para o fortalecimento da educação da primeira infância. A formação continuada e o apoio pedagógico oferecidos pela Seduc fazem toda a diferença para o trabalho nas escolas”, afirmou.
Próximas etapas
O programa segue com novas etapas. O Dia D da Primeira Infância será realizado em 29 de novembro, com ações simultâneas em todos os demais 133 municípios tocantinenses. A quarta fase, prevista para 2026, marcará a entrega do selo Município Amigo do Futuro, que reconhecerá as gestões municipais que mais se destacarem na garantia dos direitos das crianças.