Com o intuito de levar uma programação cultural com foco na cultura regional para a maior feira agrotecnológica da região Norte do Brasil, a Agrotins, as Secretarias Estaduais da Cultura (Secult) e da Agricultura e Pecuária (Seagro) tiveram uma reunião produtiva nesta sexta-feira, 21, para tratar sobre a parceria entre as pastas que trabalharão de forma transversal para agregar ainda mais opções ao evento, a ser realizado entre os dias 13 e 17 de maio, em Palmas.
A ideia é levar para o espaço – um pavilhão temático da cultura –, serviços e ações que representem as riquezas culturais tocantinenses e estimulem a economia criativa, as práticas sustentáveis do saber artesanal regional, entre outros. Além de apresentações e intervenções artísticas regionais e de manifestações das culturas tradicional e popular, haverá serviço de cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão, oficinas temáticas, feira de artesanato, mostra de parte do acervo cultural da Secult e, ainda, a presença do MovCEU com atividades audiovisuais e literárias. As duas pastas estão em processo de alinhamento quanto a outras ações que serão realizadas durante a feira, o que demonstra a união de esforços entre as instituições.
“Esse início de parceria entre a Secult e a Seagro tem tudo a ver. Está dentro do contexto de orientação do governador Wanderlei Barbosa de transversalidade entre as pastas. A parceria acontece exatamente na comemoração pelos 25 anos da Agrotins, que é a maior feira da região norte e uma das maiores do país. Esse ano, com essa programação do Governo do Tocantins, coordenada pelo secretário Jaime Café, vai ser uma feira muito bacana e com um colorido especial da cultura, que vai enriquecer ainda mais”, disse o secretário da Cultura Tião Pinheiro.
Para o secretário da Agricultura e da Pecuária Jaime Café “o campo tocantinense traz diversas manifestações culturais. Tudo aquilo que acontece no campo do Tocantins, nossa arte, nosso artesanato… isso vai enriquecer muito mais a feira. Estamos muito entusiasmados com o que vai acontecer durante esse evento de 25 anos da Agrotins. Temos a facilidade de poder trabalhar com o conhecimento do secretário Tião Pinheiro e com toda a liberdade que o governador Wanderlei Barbosa nos dá para essa atuação, então fico feliz em podermos fazer essa parceria”, comentou.
Presentes
Pela Secult, também participaram da reunião a secretária-executiva Valéria Kurovski; o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura Antônio Miranda; a diretora de Administração e Finanças Carcilene Oliveira; a chefe da Assessoria Jurídica Dinara Prado; a gerente de Planejamento, Fomento e Parcerias Culturais Savana Sanches; a produtora Ana Elisa Martins e as arquitetas Camila Miranda e Marciele Gomes. Pela Seagro, também esteve presente o assessor direto do gabinete do secretário, Lizandro Peres.