Porta de entrada para empresários e investidores, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) cumpre diariamente a função de recepcioná-los, apresentando as políticas de desenvolvimento econômico, melhoria do ambiente de negócios e incentivos fiscais. Nesta terça-feira, 19, o secretário Carlos Humberto Lima cumpriu agendas nas quais o tema central foi o fomento à atividade econômica e a captação de novos investimentos privados.
“É uma tarefa diária ‘vender’ o Estado para convencer os empresários de que o Tocantins é o melhor lugar para se investir”, disse Lima após videoconferência com CEOs de uma empresa química que visa o Tocantins para expandir seus negócios.
O secretário dirimiu as dúvidas dos executivos e colocou a estrutura da secretaria e do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) à disposição para apoio técnico e jurídico. “O governador Wanderlei Barbosa entende que nós, como agentes públicos, temos o dever de criar políticas públicas para melhorar e fortalecer o ambiente de negócios, para que a iniciativa privada atue e se destaque, impulsionando nossa economia. A estrutura da Sics e do CDE está à disposição para ajudar na melhor modelagem tributária, garantindo eficiência e condições de competitividade às empresas”, disse o secretário aos empresários.
“A Sics é a porta de entrada para os empresários e faremos o que estiver ao nosso alcance para atrair novas indústrias, pois a meta da gestão é fortalecer esse setor que já foi responsável por cerca de 20% do nosso PIB. Hoje, a participação da indústria em nossa economia é de 12%, ou seja, houve uma retração importante, e nós trabalhamos para que possamos, até o fim da gestão, chegar à média nacional”, completou o secretário.
Com sede em Guarulhos-SP, a Hallbar Química e Óleos Ltda. atua, principalmente, no comércio atacadista de óleos e gorduras, mas também desenvolve atividades industriais. O CEO da companhia, Valdir Pastrelo, disse que é possível que a empresa amplie sua atividade por aqui no futuro. “Se profícua, a parceria pode resultar em um projeto futuro no qual possamos levar ao Tocantins a confecção de produtos finais, como insumos agrícolas, biodiesel e outros, e não apenas a matéria-prima”, resumiu.
Eventos
Ainda nesta terça-feira, o secretário recebeu também os presidentes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Rodolfo Ferreira, e do Palmas Convention Bureau, Marcelo Perim, para tratar de projetos que devem movimentar a economia da capital no ano que vem.”Viemos conversar com o secretário a respeito da elaboração de uma agenda de eventos para 2025, incluindo atividades esportivas e culturais, fomentando o turismo e a economia do estado”, explicou Ferreira.
Os representantes reforçaram, também, a necessidade do Centro de Convenções de Palmas como espaço para a realização de grandes eventos. O secretário afirmou que o projeto está em fase de elaboração e discussão junto a outros parceiros.