quarta-feira, 14 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Secretaria da Educação promove formação para diretores de escolas estaduais com foco no desenvolvimento profissional em avaliação educacional e gestão do currículo 

Formação tem 90 horas e encontros presenciais e on-line e contempla gestores escolares de todo o Tocantins

Ascom por Ascom
25/09/2024
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Formação reuniu cerca de 300 gestores escolares

Formação reuniu cerca de 300 gestores escolares

CompartilharCompartilhar

Avançar na qualidade da educação por meio das práticas de gestão escolar é o objetivo da formação ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aos diretores escolares das unidades de ensino da rede estadual do Tocantins. O primeiro encontro presencial está sendo realizado no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, de 24 a 25 de setembro.

A formação tem carga horária de 90h, com encontros presenciais e on-line, é promovida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e o Instituto Unibanco. O público-alvo são gestores escolares e técnicos pedagógicos de supervisão e fortalecimento da gestão escolar das Superintendências Regionais de Educação (SREs), além dos técnicos pedagógicos de elaboração de itens e análise de resultados de avaliações e indicadores educacionais da Seduc.

ARTIGOSRELACIONADOS

Página do Sisu na Internet • Juca Varella/Agência Brasil

MEC libera consulta às vagas do Sisu 2026; inscrições começam dia 19

13/01/2026
Empossados têm perfil marcado por qualificação acadêmica e ampla experiência na área de Educação – Foto Edu Fortes

Posse de novos diretores reforça valorização da gestão escolar na rede municipal de Palmas

13/01/2026

A utilização dos resultados e indicadores das avaliações externas para realizar as intervenções pedagógicas, com foco na progressão das aprendizagens, é um dos pontos principais da capacitação. “Este é um momento de aprimoramento em que os gestores são estimulados a pensar no currículo e na avaliação da aprendizagem dos estudantes, além de refletir sobre os indicadores educacionais de suas unidades escolares e utilizar esses números como ferramenta para a melhoria da aprendizagem na rede estadual do Tocantins”, enfatizou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa.

Conforme o coordenador de Inovação em Políticas do Instituto Unibanco, Caio Callegar, o objetivo da parceria, que será desenvolvida de 2024 a 2026, é investir na gestão educacional, oferecendo oportunidades formativas e aprimoramento da gestão educacional e escolar, visto que a alta qualidade da formação dos gestores está associada a resultados positivos dos professores e estudantes. 

“Os desafios que os gestores enfrentam diariamente são muitos, mas são poucas as iniciativas de formação gratuitas com foco nas práticas para gestores escolares no Brasil. Adotar práticas de gestão mais efetivas é fundamental para a aprendizagem e a permanência dos estudantes, pois não se faz transformação na escola sem uma liderança bem preparada”, frisou.  

Em consonância, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, complementou, elencando outras iniciativas que contribuem para a formação dos diretores e para o fortalecimento da gestão das unidades de ensino da rede estadual. 

“Ser diretor de escola é uma função que exige muito do profissional e por isso estamos investindo em formação e apoiando nossos gestores para proporcionarmos um ambiente escolar adequado para avançarmos na aprendizagem. Temos já implementada a mentoria de diretores, a plataforma do CAEd, que permite visualizar os dados de cada escola, e possibilita que a equipe gestora tenha o panorama para traçar as mudanças necessárias para que cada estudante obtenha o desempenho necessário. Esta formação com o Instituto Unibanco vem para aprimorar e refinar a formação dos nossos gestores”, destacou. 

O titular da Seduc ressaltou que o Estado realizou, em 2023, o processo seletivo para diretores e lembrou que um novo edital de seleção será lançado em breve. “Há muitos anos não havia processo seletivo para diretores na rede estadual. No ano passado, fizemos a seleção com a Unitins e oferecemos 309 vagas, mas não conseguimos preencher todas as vagas, pois não havia profissionais efetivos em todas as escolas. Agora, com a realização do concurso e mais de 4 mil professores empossados, vamos lançar, nos próximos dias, um novo edital para preenchimento das vagas, garantindo a estabilidade para o diretor, reafirmando a política de permanência que valoriza a categoria”, assegurou.  

Uma das cursistas é Maria Aparecida Ramalho dos Passos, gestora da escola estadual Vila Guaracy, em Gurupi. “A formação é interessantíssima, o material é de grande relevância, pois foca na prática da gestão escolar. Os encontros trazem a abordagem com a troca de experiências entre os gestores de forma que possamos melhorar a nossa prática, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos estudantes e o engajamento da equipe, que faz toda a diferença nos resultados. Acredito que essa formação vai mudar a prática e visão didática do gestor para melhorar o aprendizado nas nossas escolas”, afirmou. 

A programação da terça-feira, 24, contou ainda com a palestra ‘Liderança na Escola’, ministrada pelo jornalista Antônio Góis, que é colunista de educação do O Globo, um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação e autor de obras como:  “O ponto a que chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente”; “Quatro décadas de gestão educacional no Brasil”, e “Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam”. 

No mês de dezembro, será realizado o encontro presencial de conclusão com oficinas de apropriação dos resultados da avaliação e desenvolvimento de protocolos da gestão do currículo.

Tags: educação
Anterior

Governo do Tocantins divulga resultado preliminar da 2ª chamada de suplentes com recursos extraordinários da Lei Paulo Gustavo

Próximo

Em Araguaína, Divisão Antidrogas da Polícia Civil prende traficante e apreende drogas, dinheiro e simulacro de arma de fogo

Próximo
Drogas, simulacro e demais itens apreendidos pela Polícia Civil em Araguaína Crédito -Foto - DICOM SSP TO

Em Araguaína, Divisão Antidrogas da Polícia Civil prende traficante e apreende drogas, dinheiro e simulacro de arma de fogo

LEIA TAMBÉM

Política

Defesa de Bolsonaro cita “sequelas graves” ao pedir prisão domiciliar

14/01/2026
Política

Embate de Renan e Lira pelo Senado em AL pode embaralhar com 3ª via

14/01/2026
Política

Lula decide vetar R$ 400 milhões em emendas no Orçamento de 2026

14/01/2026
Política

Silvio Costa Filho deixará Portos e Aeroportos para disputar o Senado

14/01/2026
Tocantins

Com quase R$36 milhões em investimentos, SSP/TO aumenta em mais de 100% a execução de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública

13/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Sesc Tocantins abre matrículas para cursos e esportes em cinco cidades

14/01/2026
Palmas

Mais de 30 casas destelhadas pelo temporal no Jardim Taquari receberam nova cobertura

14/01/2026
Esportes

Reforço do Flamengo, Andrew desembarca no RJ para assinar contrato

14/01/2026
Esportes

Estudo aponta Flamengo entre os principais clubes formadores do mundo

14/01/2026
Esportes

Bangu x Flamengo: saiba onde assistir ao jogo do Campeonato Carioca

14/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Sesc Tocantins abre matrículas para cursos e esportes em cinco cidades
  • Mais de 30 casas destelhadas pelo temporal no Jardim Taquari receberam nova cobertura
  • Reforço do Flamengo, Andrew desembarca no RJ para assinar contrato

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Sesc Tocantins abre matrículas para cursos e esportes em cinco cidades

14/01/2026
Descrição: O morador Raimundo observa o retelhamento de sua casa Crédito: Flora Pereira/Secom Palmas

Mais de 30 casas destelhadas pelo temporal no Jardim Taquari receberam nova cobertura

14/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.