Avançar na qualidade da educação por meio das práticas de gestão escolar é o objetivo da formação ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aos diretores escolares das unidades de ensino da rede estadual do Tocantins. O primeiro encontro presencial está sendo realizado no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, de 24 a 25 de setembro.
A formação tem carga horária de 90h, com encontros presenciais e on-line, é promovida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e o Instituto Unibanco. O público-alvo são gestores escolares e técnicos pedagógicos de supervisão e fortalecimento da gestão escolar das Superintendências Regionais de Educação (SREs), além dos técnicos pedagógicos de elaboração de itens e análise de resultados de avaliações e indicadores educacionais da Seduc.
A utilização dos resultados e indicadores das avaliações externas para realizar as intervenções pedagógicas, com foco na progressão das aprendizagens, é um dos pontos principais da capacitação. “Este é um momento de aprimoramento em que os gestores são estimulados a pensar no currículo e na avaliação da aprendizagem dos estudantes, além de refletir sobre os indicadores educacionais de suas unidades escolares e utilizar esses números como ferramenta para a melhoria da aprendizagem na rede estadual do Tocantins”, enfatizou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa.
Conforme o coordenador de Inovação em Políticas do Instituto Unibanco, Caio Callegar, o objetivo da parceria, que será desenvolvida de 2024 a 2026, é investir na gestão educacional, oferecendo oportunidades formativas e aprimoramento da gestão educacional e escolar, visto que a alta qualidade da formação dos gestores está associada a resultados positivos dos professores e estudantes.
“Os desafios que os gestores enfrentam diariamente são muitos, mas são poucas as iniciativas de formação gratuitas com foco nas práticas para gestores escolares no Brasil. Adotar práticas de gestão mais efetivas é fundamental para a aprendizagem e a permanência dos estudantes, pois não se faz transformação na escola sem uma liderança bem preparada”, frisou.
Em consonância, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, complementou, elencando outras iniciativas que contribuem para a formação dos diretores e para o fortalecimento da gestão das unidades de ensino da rede estadual.
“Ser diretor de escola é uma função que exige muito do profissional e por isso estamos investindo em formação e apoiando nossos gestores para proporcionarmos um ambiente escolar adequado para avançarmos na aprendizagem. Temos já implementada a mentoria de diretores, a plataforma do CAEd, que permite visualizar os dados de cada escola, e possibilita que a equipe gestora tenha o panorama para traçar as mudanças necessárias para que cada estudante obtenha o desempenho necessário. Esta formação com o Instituto Unibanco vem para aprimorar e refinar a formação dos nossos gestores”, destacou.
O titular da Seduc ressaltou que o Estado realizou, em 2023, o processo seletivo para diretores e lembrou que um novo edital de seleção será lançado em breve. “Há muitos anos não havia processo seletivo para diretores na rede estadual. No ano passado, fizemos a seleção com a Unitins e oferecemos 309 vagas, mas não conseguimos preencher todas as vagas, pois não havia profissionais efetivos em todas as escolas. Agora, com a realização do concurso e mais de 4 mil professores empossados, vamos lançar, nos próximos dias, um novo edital para preenchimento das vagas, garantindo a estabilidade para o diretor, reafirmando a política de permanência que valoriza a categoria”, assegurou.
Uma das cursistas é Maria Aparecida Ramalho dos Passos, gestora da escola estadual Vila Guaracy, em Gurupi. “A formação é interessantíssima, o material é de grande relevância, pois foca na prática da gestão escolar. Os encontros trazem a abordagem com a troca de experiências entre os gestores de forma que possamos melhorar a nossa prática, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos estudantes e o engajamento da equipe, que faz toda a diferença nos resultados. Acredito que essa formação vai mudar a prática e visão didática do gestor para melhorar o aprendizado nas nossas escolas”, afirmou.
A programação da terça-feira, 24, contou ainda com a palestra ‘Liderança na Escola’, ministrada pelo jornalista Antônio Góis, que é colunista de educação do O Globo, um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação e autor de obras como: “O ponto a que chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente”; “Quatro décadas de gestão educacional no Brasil”, e “Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam”.
No mês de dezembro, será realizado o encontro presencial de conclusão com oficinas de apropriação dos resultados da avaliação e desenvolvimento de protocolos da gestão do currículo.