A reforma da Unidade Penal de Tocantinópolis foi oficialmente entregue à população nesta segunda-feira, 19, após passar por uma revitalização estrutural. A obra é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com a utilização de recursos da comarca local.
A reforma adequou a unidade aos parâmetros estabelecidos pelo programa Pena Justa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), garantindo mais conforto, segurança e condições dignas para os internos, servidores e visitantes.
Atualmente a unidade atende 130 custodiados e passou a contar com ambientes climatizados, celas específicas para públicos diversos, como idosos e pessoas LGBTQIA+, além de espaços destinados ao atendimento psicossocial, aulas, audiências e cuidados com a saúde.
Nova estrutura
Uma das novidades é a brinquedoteca, criada para acolher os filhos dos internos durante os dias de visita. O espaço foi pensado para fortalecer vínculos familiares e contribuir com o processo de reintegração social, oferecendo livros, brinquedos, jogos e outros recursos lúdicos. A obra contou com a atuação direta dos próprios custodiados, que participaram da execução dos serviços por meio de mão de obra carcerária.
Além da brinquedoteca, a nova estrutura inclui lavanderia equipada com máquinas industriais, cozinha reformada com novos equipamentos, solário, almoxarifado e espaços de convivência.
Durante a solenidade de entrega, o secretário-executivo da Seciju, Hélio Marques, destacou que a unidade se tornou referência no Tocantins. “De fato, é a melhor unidade do Estado, uma unidade humana e digna para quem está cumprindo sua pena. O Governo do Estado está se empenhando em adequar as unidades para que os custodiados possam se ressocializar, e nós agradecemos a parceria do Poder Judiciário nesta importante missão”, completou.
Segundo o diretor da unidade, Diego Ribamar Rocha, houve uma melhoria considerável na estrutura após a reforma, não só para os custodiados, mas para colaboradores e visitantes. “Hoje temos um espaço amplo e muitos brinquedos para os filhos dos internos. Toda a unidade está climatizada”, afirmou.
Presenças
A cerimônia contou com a presença do coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), desembargador João Rodrigues Filho; juiz diretor da Comarca de Tocantinópolis, Helder Carvalho; secretário municipal de Administração de Tocantinópolis, Jair Teixeira; vice-presidente da Câmara Municipal, Zulias Parente; promotor de Justiça Charles Miranda; defensor público Luiz Alberto Guimarães; delegado de Polícia Civil Tiago Daniel; presidente da Subseção da OAB, Fernanda Mesquita; e diretor de Operações do Sistema Penal, Cleber Solano.