O Sebrae Tocantins, por meio do projeto Cidade Empreendedora, participa nesta semana da Missão Técnica em Maringá (PR). A iniciativa, que tem a participação da Secretaria Municipal de Compras e Licitações de Porto Nacional, tem o objetivo de aprimorar a gestão pública e otimizar os processos de compras governamentais do município.
A missão também tem como foco conhecer as boas práticas e modelos de sucesso implementados pela Central de Compras de Maringá, que é referência nacional na área.
Durante a visita, a equipe municipal foi recepcionada por gestores e técnicos de Maringá, que apresentaram os pilares estratégicos da centralização das aquisições públicas, detalhando processos como planejamento das demandas, análise de mercado, padronização de contratos e o uso de tecnologia para maior eficiência e transparência.
Sérgio Avelino, secretário de Compras e Licitação, Sérgio Avelino, destacou que escolha da visita técnica à Maringá ocorreu justamente pelo fato de o município ser referência na área. “Nossa intenção é implementar no município um modelo moderno de gestão de compras, e Maringá é reconhecida por sua excelência nesse setor. Essa missão técnica nos permite alinhar nossa visão estratégica com as melhores práticas e adaptar essas experiências à nossa realidade local”, pontua.
Milena Lima, gerente do Sebrae, destaca que a experiência na Gestão Municipal em Maringá, reconhecida pela excelência em sua Central de Compras, é um exemplo inspirador de como uma administração estratégica pode transformar a realidade local. “Essa missão técnica oferece oportunidade de aprender com as melhores práticas e de adaptá-las à nossa realidade, sempre respeitando as particularidades do nosso Estado e da nossa população. Ou seja, essa visita reforça o compromisso com a modernização da gestão pública e com a implementação de processos inovadores que promovam eficiência, transparência e otimização dos recursos públicos”, ressalta.
A gerente ainda pontua que o Sebrae acredita que parcerias como esta fortalecem a economia local, estimulam o desenvolvimento de pequenos negócios e contribuem para uma gestão pública mais eficiente e ética. “Estamos comprometidos em continuar apoiando ações que promovam a troca de conhecimentos e a construção de soluções que beneficiem toda a sociedade”, complementa. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)