O São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) o retorno do zagueiro Rafael Tolói, de 34 anos, ao clube. O jogador defendeu o Tricolor entre 2012 e 2015 e estava livre no mercado após encerrar sua passagem de dez anos pelo futebol europeu.
O novo vínculo é válido até o fim de 2026, com possibilidade de renovação automática por mais uma temporada.
“Estou muito feliz com esse retorno. Acho que é o sonho de qualquer atleta jogar no São Paulo, e eu estou aqui pela segunda vez. É muito especial para mim. Estou mais maduro. Saí daqui jovem, hoje sou pai de duas crianças, uma menina e um menino. Tenho uma boa bagagem, uma boa experiência, e tudo que eu vivi na Itália foi muito especial. A gente sabe que os objetivos aqui no São Paulo são os maiores possíveis, e eu não vejo a hora de estar com o grupo para poder ajudar”, afirmou Tolói.
O reforço chega em um momento de carência na defesa. Arboleda está lesionado e só deve voltar aos gramados em outubro. O zagueiro não atua desde 4 de maio, quando entrou em campo pela Atalanta. Por isso, passará por um período de recondicionamento físico e tático antes de ficar à disposição de Hernán Crespo. O defensor pode ser inscrito apenas se o São Paulo avançar às quartas de final da Libertadores.
Revelado pelo Goiás, Rafael Tolói ganhou destaque no São Paulo, onde disputou 133 partidas e conquistou a Copa Sul-Americana em 2012. Na Europa, tornou-se referência na Atalanta, venceu a Liga Europa em 2024 e defendeu a seleção italiana, conquistando a Eurocopa de 2020.