Em meio a maior enchente de sua história, o Rio Grande do Sul tem previsão de registrar mais chuvas entre esta quinta (16) e sexta-feira (17), que devem ser acompanhadas ainda de uma nova frente fria.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a manhã de hoje (16) na capital Porto Alegre deve ser marcada por temperaturas que variam entre 3°C e 6°C. Já nos Aparados, Campanha e fronteira com o Uruguai, a temperatura pode chegar a 0ºC.
O destaque fica com as instabilidades que podem causar chuvas, mesmo com o sol chegando a aparecer, em diversas regiões durante o dia. Já no período entre a tarde e a noite, a chuva deve permanecer, principalmente nas áreas do Centro e do Norte gaúcho.
A Metsul ainda evidencia que em setores do Norte e do Nordeste gaúcho o acumulado de chuva, entre hoje e amanhã, pode atingir de 50 a 100 milímetros em várias cidades, especialmente na região da Serra.
Tempo na sexta-feira (17)
Em regiões como o Oeste e Sul do estado, o tempo segue firme nesta sexta-feira (17). Já na Metade Norte, a instabilidade das temperaturas se destaca e o dia pode ser marcado com chuvas moderadas a fortes.
De acordo com o MetSul, os acumulados devem provocar uma nova alta — de menor proporção — dos rios com nascentes na Serra, mas um segundo repique de cheia não será significativo como o do começo desta semana. Conforme a previsão, a maior preocupação no momento se relaciona com o risco de deslizamentos na Serra, uma vez que o solo segue saturado e instável.
Apesar do retorno da chuva, a massa de ar frio será menos forte nos dias seguintes no Rio Grande do Sul. O estado registrou, nesta quarta-feira (15), a madrugada mais fria do ano até agora, com temperatura de 0ºC no interior gaúcho.
Comentários sobre este post