terça-feira, 18 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

RS tem previsão de chuva e frio; estado fica em alerta para possível agravamento das cheias

No fim de semana, há risco de inundação dos municípios na região de Pelotas, Rio Grande e arredores, de acordo com o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

CNN por CNN
10/05/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Avião da FAB sobrevoa região alagada após fortes chuvas no Rio Grande Sul

Crédito: Força Aérea Brasileira

Avião da FAB sobrevoa região alagada após fortes chuvas no Rio Grande Sul Crédito: Força Aérea Brasileira

CompartilharCompartilhar

A previsão do tempo indica que a situação pode ser agravada no Rio Grande do Sul neste final de semana. Isso porque novas chuvas devem atingir o estado a partir desta sexta-feira (10), se estendendo até o domingo (12).

A maior intensidade das chuvas deve atingir o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.

ARTIGOSRELACIONADOS

Sabão em pó falsificado: saiba dicas para identificar um produto falso

18/11/2025
Foto: Divulgação

Saiba se será ponto facultativo para o servidor federal na 6ª (21/11)

18/11/2025

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu um alerta e considerou como “muito alta” a possibilidade de novas ocorrências hidrológicas nas regiões Centro-Oriental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul.

Chuva, rajadas de vento e queda na temperatura

A previsão mostra uma queda de temperatura no Rio Grande do Sul, devido ao avanço de uma frente pelo estado de Santa Catarina e a entrada de um ar mais frio pelo estado gaúcho.

Ao longo do dia, esse sistema deve começar a recuar para o sul do estado, o que deve trazer rajadas de vento que podem dificultar o escoamento das águas da Lagoa dos Patos em direção ao oceano.

A previsão foi divulgada através de uma nota técnica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre a sexta e a segunda-feira (13), há expectativa de que chova mais e de forma mais intensa no centro-leste e nordeste do estado, região que inclui Porto Alegre, onde bacias captam água para o rio Guaíba, que registrou níveis recordes de inundação.

Os modelos indicam que os acumulados de chuva podem superar os 150 milímetros (mm), condição que, segundo a nota, pode agravar ainda mais a situação do estado.

Uma nova frente fria deve passar pelo estado, que pode ser acompanhada da formação de um ciclone extratropical. Durante a semana, a previsão indica que os sistemas podem causar queda nas temperaturas e possibilidade de chuva.

“As rajadas de vento seguirão soprando do setor sul e dificultando o escoamento das águas”, afirma a nota.

Rio Guaíba

As fortes chuvas que devem atingir novamente o estado podem elevar o nível do Guaíba. Se confirmado o cenário, o rio pode retornar a marca dos 5 metros, de acordo com um relatório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Especialistas ouvidos pela CNN, não descartam que, em um cenário de chuva e ventos fortes, o nível do rio pode ficar próximo ao da máxima histórica registrada, de 5,33 metros.

Caso as chuvas não se confirmem, o relatório aponta que a tendência é de redução gradual mantendo-se acima de 4 metros por mais de uma semana. O estudo menciona ainda que, durante as enchentes históricas de 1941, levou-se 32 dias para a descida do nível do Guaíba até atingir os 3 metros, que é a cota de inundação.

Segundo a última medição, coletada na quinta-feira (9), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), a cota atual do Guaíba é de 4,89 metros.

Apesar de já ter registrado baixa, o Guaíba ainda está mais de 2 metros acima da cota de inundação. O rio atingiu sua máxima histórica no início deste mês em meio às chuvas que assolam o estado, quando chegou a 5,33 metros.

A marca foi a maior registrada desde o início do monitoramento dos níveis do Guaíba, em 1939, superando a grande cheia de 1941, quando o rio chegou a 4,75 metros.

População afetada

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que 1.742.969 pessoas em todo o estado já foram atingidas de alguma maneira pelas tempestades dos últimos dias. Isso equivale a 16,1% da população gaúcha, que, segundo o Censo 2022, é de composta por 10.882.965 de pessoas.

Segundo balanço divulgado pelo órgão no início da noite desta quinta-feira (9), as chuvas já provocaram 107 mortes. Há um óbito sob investigação –ou seja, ainda está sendo apurado se a morte tem relação com os temporais. Clique aqui para ver os nomes das vítimas fatais e dos desaparecidos.

Além dos mortos, o estado tem 764 pessoas feridas e 134 desaparecidas. São 431 municípios atingidos, o que equivale a a mais de 86,7% do total de cidades gaúchas. Clique aqui para ver a lista de cidades afetadas.

Segundo a Defesa Civil, 327.105 pessoas estão desalojadas e 68.519 foram para abrigos.

Anterior

Atlético-MG chega a acordo com Ronaldinho por dívida milionária

Próximo

IPCA sobe em 0,38% em abril, diz IBGE

Próximo
Alimentos são vendidos em mercado no Rio de Janeiro
08/04/2022REUTERS/Ricardo Moraes

IPCA sobe em 0,38% em abril, diz IBGE

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Instituto Mineiro de Agropecuária vai fiscalizar produtos de origem vegetal

18/11/2025
Palmas

Estimulação cerebral revela sinal que prevê melhora da depressão

18/11/2025
Saúde

Diabetes: confira vegetais que ajudam a controlar os picos de glicose

18/11/2025
Educação

MEC aciona PF e anula três questões do Enem após possível vazamento

18/11/2025
Política

Lula diz que eleições de 2026 serão limpas e ironiza Bolsonaro.

18/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Sistema Municipal de Infraestrutura Verde de Palmas integra o Guia de Boas Práticas lançado pelo Ministério do Meio Ambiente na COP30

18/11/2025
Palmas

Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à mulheres em situação de violência

18/11/2025
Tocantins

Em Xambioá, Mantoan participa da inauguração da ponte que integra Tocantins e Pará

18/11/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas reforça a política de Saúde com mutirão de cadastro e atendimento itinerante no setor Água Fria

18/11/2025
Tocantins

Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21

18/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Sistema Municipal de Infraestrutura Verde de Palmas integra o Guia de Boas Práticas lançado pelo Ministério do Meio Ambiente na COP30
  • Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à mulheres em situação de violência
  • Em Xambioá, Mantoan participa da inauguração da ponte que integra Tocantins e Pará

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Sistema Municipal de Infraestrutura Verde de Palmas integra o Guia de Boas Práticas lançado pelo Ministério do Meio Ambiente na COP30

18/11/2025

Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à mulheres em situação de violência

18/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.