O grupo Maturidade (En)Cena emocionou o público na última terça-feira, 25, durante a primeira apresentação do espetáculo “Rádio Maturidade: as canções de nossas vidas”, realizada no Bloco de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O trabalho reúne teatro, música e memórias afetivas em uma viagem pelos programas de rádio que marcaram gerações, e integra o programa de extensão Maturidade (En)Cena: Arte e Promoção da Saúde na Terceira Idade, desenvolvido pelo curso de Teatro da UFT.
Após meses de ensaios e muita expectativa, o grupo formado por pessoas idosas a partir de 50 anos, estreou sob forte emoção. A proposta do espetáculo é resgatar lembranças, sons e afetos de um tempo em que o rádio era o principal meio de comunicação das famílias brasileiras.
Para a diretora geral do projeto, Renata Patrícia, viver esse processo ao lado dos participantes é uma experiência única. “É muito gratificante estar nesse processo com eles. Nos ensaios a gente aprende, se emociona e troca muito, não só com os idosos, mas também com os alunos do curso de Teatro. É uma experiência de vida, uma verdadeira aula sobre o tempo, a arte e o afeto”, destacou.
A reportagem conversou com duas atrizes do elenco: Carmem Souza, 69 anos, e Maria Vilani, 64 anos, que contaram o impacto do teatro em suas vidas e o que sentiram com a estreia. Carmem relata que entrou no grupo por acaso, mas foi paixão imediata: “O teatro entrou na minha vida do nada, uma amiga me chamou e eu fui. Hoje eu não quero mais sair. Lá eu me sinto uma artista. É muito agradável, é muito aconchegante.”
Já Maria Vilani explica que o que a atraiu foi o sentimento de pertencimento e a troca com pessoas da mesma faixa etária. “O que me trouxe foi o desejo de trabalhar e mostrar junto com as pessoas da minha idade, a mesma linguagem, a amizade e a união do grupo.”
As duas lembram com carinho do processo criativo, que reviveu o encanto da era do rádio. “Foi um processo renovador”, diz Vilani. “A alegria de voltar à moda, ao telefone, à música e, principalmente, ao rádio, o principal meio de comunicação da nossa época. A gente pedia música, dedicava a alguém especial e esperava ouvir o recado sendo transmitido pelo locutor.”
Carmem, emocionada, complementou. “A gente entra no personagem e esquece de tudo. É viver mesmo, se entregar. E quando acaba, o coração fica cheio. Não troco o teatro por nada nesse mundo.” Ela conta que a autoestima cresce e o carinho do público faz toda diferença. “Ainda bem que existem pessoas que acreditam na gente, que acreditam que temos vida, arte e alegria para oferecer”, disse.
Inspirado nos antigos programas de rádio e em histórias reais compartilhadas pelos artistas, o espetáculo convida o público a reviver as décadas de ouro do rádio brasileiro, das radionovelas às músicas dedicadas, relembrando um tempo em que as vozes ao microfone eram o elo entre as pessoas e o mundo.
O projeto
O grupo Maturidade (En)Cena integra o programa de extensão Maturidade (En)Cena: Arte e Promoção da Saúde na Terceira Idade, vinculado ao curso de Teatro da UFT. A ação oferece oficinas gratuitas de música e teatro voltadas a pessoas com mais de 50 anos, estimulando a saúde, a convivência e o envelhecimento ativo.
O projeto é realizado pela Fundação Cultural de Palmas, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal, e conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Licenciatura em Teatro.
Ficha Técnica
Direção Geral: Renata Patrícia
Direção Musical: Adriana Martins
Assistência de Direção Cênica: Icaro Railan
Assistência de Direção Musical: Hanna Sodré
Dramaturgista: Renata Patrícia
Elenco:
Adenilza Lima
Carmen Souza
Fátima Reis
Gustavo Henrique
João Batista dos Reis
Luizinha Costa
Márcia Angeloni
Maria Antônia David
Maria Ecilene
Nara Lopes
Socorro Pereira
Vilani Alexandre
Produção: Maturidade (En)Cena
Assistência de Produção: Laís Paz
Cenografia: Jacarandá Ateliê: Fernanda Rodrigues e Talmo Lacerda
Figurino: Socorro Pereira e Fernanda Rodrigues
Costureiras: Socorro Pereira e Joana Darc Casabone
Operação de Luz: Rodrigo Amorim
Sonoplastia: Hanna Sodré
Operação de Som: Leonardo Santos
Preparação Vocal: Adriana Martins
Contrarregra: Lorrane Casimiro
Apoio: Raquel Castilho
Tradução e Interpretação em Libras: Luan Crispim e Jefferson Cerqueira
Fotografia: Isadora Reis e Ronalda Pinto
Design Gráfico: Justino Vettore
Assessoria de Comunicação: Jaqueline Moraes
Registro em Vídeo: Laís Paz e Rodrigo Amorim





