segunda-feira, 22 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Quem é Silvio Almeida, ministro acusado de assédio sexual

Denúncias contra o chefe da pasta dos Direitos Humanos e Cidadania estão sendo apuradas pela Comissão de Ética da República; ministro nega as acusações

por CNN
06/09/2024
em Política
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) • Tânia Rêgo/Agência Brasil

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) • Tânia Rêgo/Agência Brasil

CompartilharCompartilhar

A organização Me Too Brasil confirmou, na quinta-feira (5), o recebimento de denúncias de assédio sexual por parte do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo comunicado da organização, as vítimas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico.

ARTIGOSRELACIONADOS

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Caso Master chega ao governo e impõe dilema a Lula antes de campanha

20/06/2026
Daniel Galera/Metrópoles

Lula faz sinal de positivo sobre Jaques Wagner seguir líder do governo

20/06/2026

O caso foi publicado inicialmente pelo portal “Metrópoles”, que apontou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como sendo uma das vítimas de Silvio Almeida. A CNN apurou que ela relatou, para integrantes do governo, ter sido alvo de assédio.

A Comissão de Ética da República instaurou um procedimento para apurar as denúncias que envolvem o ministro, que foi ouvido pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, e também pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.

Perfil

Indicado pelo presidente Lula (PT) para chefiar a pasta dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, de 48 anos, é graduado em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie (1999) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011).

Ele é também mestre em Direito Político e Econômico e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito. É autor das obras “Racismo Estrutural”, “Sartre – direito e política: ontologia, liberdade e revolução”, e “O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe”.

Presidiu o Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), assim como o Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos voltada à defesa jurídica das minorias e de causas populares.

Em 2020, ele foi professor visitante na Universidade Duke, nos Estados Unidos, onde lecionou nos cursos “Raça e Direito na América Latina” e “Black Lives Matter: Brasil e Estados Unidos”.

No ano seguinte, foi o relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país.

Em 2022, foi selecionado como professor visitante para a Universidade de Columbia, também nos Estados Unidos.

Governo chama ministro para prestar esclarecimentos

O governo convocou o ministro Silvio Almeida para prestar esclarecimentos após tomar conhecimento das denúncias de assédio sexual.

Em nota, o Planalto afirmou que “reconhece a gravidade das denúncias” e que “o caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”.

Silvio Almeida pede apuração de denúncias

O ministro, por sua vez, solicitou, ainda na noite de quinta-feira, que a Procuradoria-Geral da República (PGR), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, que apurem as denúncias feitas contra ele.

No documento, ele afirma que “toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, é urgente que os fatos sejam cuidadosamente apurados e processados”.

Em nota publicada, Almeida negou as acusações.

“Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, a favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, afirmou.

O Instituto Luiz Gama, fundado pelo ministro, também soltou uma nota dizendo que ele é alvo de racismo e tramas.

“Se alguém tinha dúvida, agora não há mais. Há um movimento organizado por meio de mentiras para derrubar Silvio Almeida e tirá-lo do jogo político”, escreveram nas redes sociais.

Anterior

Pesos e balanças da Agência de Metrologia são calibrados pelo Laboratório Móvel do Inmetro

Próximo

Aperitivo Sonoro: 1º show de setembro acontece nesta sexta, no Jardim Aureny III

Próximo

Aperitivo Sonoro: 1º show de setembro acontece nesta sexta, no Jardim Aureny III

LEIA TAMBÉM

Tocantins

AGORA É LEI: Sancionada lei relatada por Dorinha que eleva piso do magistério e amplia direitos dos professores

22/06/2026
Palmas

Palmas vibra com vitória do Brasil e reúne torcedores em transmissão promovida pela Prefeitura

22/06/2026
Palmas

Palmas institui plano decenal para fortalecer atendimento socioeducativo em meio aberto

22/06/2026
Tocantins

Em Paraíso, Luxemburgo vibra com o Brasil, casa cheia e palpite certeiro

22/06/2026
Tocantins

Secretário do Legislativo Lajeadense fala sobre solenidade de posse dos novos vereadores na Cidade das Águas

22/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Copa do Mundo: com Argentina e França, veja agenda desta segunda

22/06/2026
Esportes

Neymar vive semana decisiva e estreia na Copa do Mundo contra Escócia

22/06/2026
Esportes

Messi entra em campo em busca da artilharia isolada na Copa do Mundo

22/06/2026
Esportes

Copa: Egito vence Nova Zelândia com brilho de Zico e Salah

22/06/2026
Esportes

Copa do Mundo: Uruguai e Cabo Verde empatam em jogo eletrizante

22/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Copa do Mundo: com Argentina e França, veja agenda desta segunda
  • Neymar vive semana decisiva e estreia na Copa do Mundo contra Escócia
  • Messi entra em campo em busca da artilharia isolada na Copa do Mundo

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Pela 2ª rodada da Copa do Mundo, grandes craques e seleções favoritas ao título entram em campo nesta segunda-feira (22/6). Ao longo do dia, Lionel Messi, Kylian Mbappé e Erling Haaland estarão em destaque por Argentina, França e Noruega, respectivamente, no Mundial. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jogadores da Argentina comemorando gol na Copa do Mundo 3 imagens Haaland marcou o seu primeiro gol em Copas Mbappé lidera a França em confronto contra o Iraque pela Copa do Mundo 2026 Leia também Vitória da Argentina é a primeira de uma seleção sul-americana na Copa Haaland “coroa” Messi após hat-trick na estreia da Argentina na Copa Mbappé se torna o maior artilheiro da França em Copas do Mundo Mbappé faz dois e França derrota Senegal em estreia na Copa do Mundo Na primeira partida do dia, a seleção argentina enfrenta a Áustria pelo Grupo J da Copa do Mundo. A bola rola às 14h (horário de Brasília), no AT&T Stadium, nos Estados Unidos. O esquadrão de Lionel Messi está na liderança da chave, com três pontos, enquanto os austríacos figuram na segunda colocação. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Play Video Às 18h (horário de Brasília), a França enfrenta o Iraque na Filadélfia. A seleção francesa está em 2º lugar no Grupo I, com três pontos. Sem pontuar até aqui, os iraquianos figuram na lanterna da chave. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Para encerrar as partidas desta segunda-feira (22/6), a Noruega, que goleou o Iraque na primeira rodada, enfrenta Senegal às 21h (horário de Brasília). O duelo será no MetLife Stadium. Os noruegueses estão na primeira colocação, enquanto os senegaleses aparecem em terceiro lugar. Confira a agenda da Copa do Mundo: Argentina x Áustria – 22/6 – 14h França x Iraque – 22/6 – 18h Noruega x Senegal – 22/6 – 21h

Copa do Mundo: com Argentina e França, veja agenda desta segunda

22/06/2026
Reprodução/YouTube/CBF

Neymar vive semana decisiva e estreia na Copa do Mundo contra Escócia

22/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.