sábado, 21 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Quais os riscos de contrair HIV por transplante de órgãos? Médico tira dúvidas

Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) investiga a infecção de pacientes com HIV após receber órgãos transplantados no Rio de Janeiro

CNN por CNN
11/10/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Transmissão de HIV por transplante de órgãos é raro, segundo infectologista • Foto: Artur Tumasjan/Unsplash

Transmissão de HIV por transplante de órgãos é raro, segundo infectologista • Foto: Artur Tumasjan/Unsplash

CompartilharCompartilhar

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) investiga a infecção de pacientes com HIV após receber órgãos transplantados no Rio de Janeiro.

De acordo com reportagem veiculada inicialmente pela BandNews FM, seis pessoas contraíram a doença após passarem pelo procedimento. O caso foi confirmado pela CNN. Dois doadores teriam feito exame de sangue em um laboratório privado na Baixada Fluminense e os resultados apresentaram falso negativo.

ARTIGOSRELACIONADOS

Monticelllo via Getty Images

Estudo diz que ultraprocessados elevam risco de infarto e AVC

20/03/2026
Freepik

Bactéria da gengiva pode favorecer câncer de mama, diz estudo

20/03/2026

Segundo Rubens Pereira, infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade de Franca (Unifran), o risco de transmissão de HIV por meio de transplante de órgãos é extremamente raro. “Esses casos que estão sendo documentados no Brasil agora são os primeiros. Esperamos que não ocorram mais”, afirma.

O especialista explica que todos os doadores de órgãos, sejam vivos ou falecidos, devem ser submetidos a exames antes de a doação ser feita. Um dos testes realizados nesse período é o anti-HIV, para detectar a presença do vírus causador das Aids. “No entanto, excepcionalmente, esses testes podem falhar. Por isso, desejavelmente, mais de um teste deve ser feito para garantir que não há HIV”, explica.

Segundo o infectologista, um resultado falso negativo pode ocorrer devido a erro laboratorial ou devido à chamada “janela imunológica” — período de tempo entre a exposição a um agente infeccioso e a produção de anticorpos suficientes para serem detectados por testes. Nesse último caso, uma pessoa pode estar infectada por HIV, mas essa infecção ainda não ser detectável pelos exames, mas já possui capacidade de transmissão. A janela imunológica do HIV costuma ser de 2 a 3 semanas. No entanto, segundo Pereira, esses casos são raros.

Por que pessoas com HIV não devem doar órgãos, nem sangue?

De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), pacientes portadores de HIV/Aids são absolutamente restringidos à doação de órgãos, assim como pessoas com infecções ativas. Além disso, de acordo com a Fundação Pró-Sangue, de São Paulo, o HIV/Aids é um dos principais impedimentos definitivos para a doação de sangue.

“Pacientes portadores de HIV não podem doar sangue, nem órgãos e nem tecidos. Isso acontece porque, mesmo se a carga viral do paciente for zero, indetectável, ainda assim ele pode transmitir o vírus para o receptor”, afirma Pereira. “Jamais nós podemos dar sequência em uma doação de órgãos quando o paciente doador for soropositivo”, ressalta.

Nos casos em que ocorrer a transmissão de HIV por meio da doação de órgãos ou de sangue, o paciente receptor deverá iniciar imediatamente o tratamento pós-exposição.

De acordo com o Ministério da Saúde, a profilaxia pós-exposição é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV e consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.

Além disso, o tratamento da infecção pode ser feito através de medicamentos antirretrovirais, que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Segundo a pasta, o uso regular desses fármacos é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções.

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os medicamentos antirretrovirais a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento.

Anterior

O que os nudes falsos em Itararé ensinam sobre o aumento de casos de deepfakes pornográficos em escolas

Próximo

Motorista de aplicativo é resgatado de assalto após compartilhar localização em grupo: ‘Nasci de novo’

Próximo
Motorista de aplicativo é encontrado amarrado após tentativa de roubo em Araguaína

Motorista de aplicativo é resgatado de assalto após compartilhar localização em grupo: 'Nasci de novo'

LEIA TAMBÉM

Tocantins

No Maranhão, presidente da AEM Tocantins visita laboratório de bombas antifraude e unidade móvel de pré-medidos para implantação no estado

20/03/2026
Tocantins

Seciju estabelece novo fluxo digital para credenciamento de assistência religiosa em unidades penais

20/03/2026
Tocantins

Governo do Tocantins realiza a 2ª edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol

20/03/2026
Tocantins

Presidente da Jucetins acompanha eleição da nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais

20/03/2026
Tocantins

Procon Tocantins apreende mais de 8 mil produtos durante a Operação De Olho no Prazo de Validade

20/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Entretenimento

Morre, aos 91 anos, o ator Juca de Oliveira

21/03/2026
COLUNA DO LEAL

A indiferença das pessoas!

21/03/2026
Entretenimento

Stallone, Van Damme e mais famosos lamentam a morte de Chuck Norris

20/03/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes destaca legado da UMA e defende expansão do projeto ao celebrar 20 anos da instituição

20/03/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes garante R$ 2 milhões ao Hospital Padre Luso após certificação federal e reforça atendimento no Tocantins

21/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Morre, aos 91 anos, o ator Juca de Oliveira
  • A indiferença das pessoas!
  • Stallone, Van Damme e mais famosos lamentam a morte de Chuck Norris

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Juca de Oliveira em 'Torre de Babel' — Foto: Jorge Baumann/Globo

Morre, aos 91 anos, o ator Juca de Oliveira

21/03/2026

A indiferença das pessoas!

21/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.