Real Madrid e PSG serão protagonistas de um dos duelos mais aguardados desta edição da Copa do Mundo de Clubes.
Os dois últimos campeões da Champions League lutam por uma vaga na decisão do torneio nesta quarta-feira (9), a partir das 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
De um lado, uma equipe recheada de craques e um novo treinador. Do outro, o time mais coeso da Europa em 2025, com um trabalho longevo de Luis Enrique e jogadores na melhor fase da carreira.
O duelo ainda reserva o reencontro entre Mbappé e PSG. O atacante francês deixou a equipe parisiense em “pé de guerra” com a diretoria e viu o clube se sagrar campeão da Champions pela primeira vez no ano de sua saída.
No total, as equipes se enfrentaram 12 vezes, com cinco vitórias do Real Madrid, três empates e quatro triunfos do PSG.
Claro que este será o compromisso mais importante entre as equipes na história do confronto direto, mas Real Madrid e PSG já fizeram confrontos decisivos. A CNN separou três e relembrou no detalhe.
Relembre jogos históricos entre PSG e Real Madrid
Real Madrid 3 x 1 PSG – 2021/22
Um dos jogos mais marcantes, diante da virada histórica que aconteceu no Santiago Bernabéu. O PSG havia vencido a ida por 1 a 0, em Paris, e abriu o placar rapidamente com Mbappé. O francês ainda teve um gol anulado, que sacramentaria a classificação parisiense.
O que se viu na etapa complementar foi justamente o contrário. Em lance polêmico com Donnarumma, Benzema conseguiu empatar e virar a partida, com a ajuda de Vinicius Júnior. O hat-trick do francês veio dois minutos depois da virada e fez com que o estádio ficasse em grande clima.
Foi a primeira de uma série de viradas do Real Madrid naquela campanha histórica, que culminaria no título da Champions League em cima do Liverpool, com gol de Vinicius Júnior.
Real Madrid 3 x 1 PSG – 2017/18
Quatro anos antes, mais uma vitória por 3 a 1 do Real Madrid, com enredo similar: novamente nas oitavas de final, no Santiago Bernabéu e com o PSG largando em vantagem, gol de Rabiot. A única diferença é que se tratava da partida de ida.
O Real Madrid conseguiu a virada e o resultado expressivo com grande segundo tempo, após Cristiano Ronaldo empatar de pênalti pouco antes das equipes irem para os vestiários. O craque português decretaria a virada no fim, e Marcelo completaria a vitória, três minutos depois.
No jogo de volta, o PSG já não contava com Neymar, lesionado, e foi presa fácil para o Real Madrid, que, naquela altura, era atual bicampeão da Europa. Cristiano Ronaldo e Casemiro marcaram, Veratti descontou. A equipe espanhola venceria o torneio mais uma vez, após eliminar o rival.
PSG 4 x 1 Real Madrid – 1992/93
Para completar, uma vitória histórica do PSG para cima do Real Madrid na Taça dos Campeões da Uefa. Após perder por 3 a 1 no jogo de ida, na Espanha, os parisienses conseguiram a “remontada”, golearam e garantiram a classificação para a próxima fase.
George Weah, ídolo do futebol africano e único a ser eleito melhor do mundo do continente, Ginola e o brasileiro Valdo marcaram os gols do PSG, que seria eliminado pela Juventus na fase seguinte.